Câmara de Curitiba investigará e-mail com mensagem racista enviada a vereador Renato Freitas

A Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu, nesta quarta-feira (11), uma Sindicância que vai investigar um e-mail com mensagem racistas enviado ao vereador Renato Freitas (PT).

Renato Freitas (PT) e Sidnei Toaldo (Patriota) | Foto: Divulgação CMC

Segundo a denúncia, o e-mail, recebido por Freitas na segunda-feira (9), teria sido enviado pelo endereço eletrônico do vereador Sidnei Toaldo (Patriota).

Para apurar se a mensagem foi da autoria de Toaldo e também o conteúdo, a Corregedoria instaurou a Sindicância que irá investigar os fatos no prazo de 30 dias.

Em nota, a assessoria de Toaldo informou que o vereador fez um boletim de ocorrência relatando que não sabe quem escreveu o e-mail e que também não autorizou o envio.

“O Vereador Sidnei Toaldo tomou todas as medidas legais necessárias para que sejam apuradas as verdadeiras responsabilidades quanto a este e-mail. Para Sidnei Toaldo, é de suma importância o esclarecimento dos fatos e que os culpados sejam punidos no rigor da lei”, diz nota.

Procurado, o vereador Renato Freitas ainda não se pronunciou sobre a Sindicância.

Conteúdo do e-mail

O vereador Renato Freitas recebeu na segunda-feira (9), às 13h17, um e-mail com a seguinte mensagem:

“Renato, você pensa que seu processo de cassação vai acabar por causa da gravação que aquela vagabunda vazou pra imprensa? O Márcio Barros já se afastou do Conselho de Ética, não tem mais desculpas pra você e o Guilherme, aquele seu advogadozinho de porta de cadeia, evitar o inevitável. Eu não tenho medo de você ou dos esquerdistas vagabundos que te defendem, seu negro. Já metemos pressão na Indianara Barbosa e na Noêmia Rocha. Não adianta chorar naquele site imundo Brasil 247 que recebe do PT dinheiro roubado do povo. Eu não tenho medo do Requião, ou melhor, do Requiladrão, aquele safado que devia estar preso junto com o cachaceiro analfabeto do Lula. A Câmara de Vereadores de Curitiba não é o seu lugar, Renato. Volta para a senzala. E depois de você vamos dar um jeito de cassar a Carol Dartora e o Herivelto. Vamos branquear Curitiba e a Região Sul, queira você ou não, seu negrinho”.

A CMC

Na terça-feira (10), durante a sessão plenária, e dirigindo-se a todos os vereadores e à sociedade, o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), classificou como “inaceitável” e “criminoso” o uso indevido do e-mail institucional do Legislativo para ataques racistas aos vereadores da capital do Paraná. “Deixo a minha solidariedade ao vereador Renato, ao vereador Herivelto e à vereadora Carol Dartora pelo conteúdo do e-mail. Esta Casa fará de tudo para apurar os fatos e já estamos tomando providências”, garantiu Kuzma.

O presidente da CMC informou ter recebido manifestação do vereador Renato Freitas denunciando o recebimento do e-mail e outra, de Sidnei Toaldo, negando a autoria da mensagem e prometendo lavrar Boletim de Ocorrência do ocorrido. “A CMC disponibilizará todas as informações necessárias às autoridades para a apuração do ocorrido, com o fim de proteger a segurança de dados de todos os usuários dessa Casa”, disse Kuzma.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.