Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao empresário Carlos Beal

Carlos Beal, sócio-proprietário da rede Festval de supermercados foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o título de Cidadão Honorário. A iniciativa da homenagem foi do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), autor do projeto que foi aprovado com unanimidade pela Câmara, vindo a se tornar a lei 15.985/2022.

Foto: Carlos Costa/CMC

Também estava presente, o vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara Municipal. Tico exaltou os 50 anos de história da Rede Festval. “Carlos Beal é um homem generoso e humilde, que agora passa a ter um RG curitibano”, afirmou Tico.

Também compuseram a mesa: Darci Piana, governador em exercício do Estado do Paraná; deputado federal Ney Leprevost; Camilo Turmina, presidente da Associação Comercial do Paraná; Luiz Dâmaso Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, representando o prefeito Rafael Greca; Antoninho Caron, presidente do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR); coronel Renato Ribas, comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (PM-PR); Gabriel Massa, presidente da Rede Massa; ex-vereadora Márcia Schier, hoje diretora do CIEE; e o vereador Jornalista Márcio Barros.

O vereador Alexandre Leprevost, vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba iniciou sua saudação ao homenageado declarando que essa solenidade é um momento especial em sua trajetória como vereador. De acordo com ele, o nome de Carlos Beal foi sugerido por seu irmão, o deputado federal Ney Leprevost, que apontou o número de empregos gerados pela Rede Festval no Estado do Paraná.

No entendimento de Alexandre Leprevost, cabe ao município formular políticas públicas de apoio às empresas, maiores geradoras de emprego e renda na nossa economia. Como não conhecia pessoalmente Carlos, o vereador Alexandre esteve na Rede de Distribuição da Festval, onde constatou o clima familiar que orienta o ambiente de trabalho.

“E é no ambiente familiar que encontramos bons valores”, afirmou o vereador. Segundo o parlamentar, essa maneira de conduzir a vida é condizente com o pensamento de seu falecido pai, que sempre enfatizou a importância dos propósitos familiares. “Nesse sentido, esclareço que a homenagem a Carlos Beal é extensiva a todos os membros da família”, disse Leprevost. Ele lembrou que o homenageado é um dos sócios-proprietários da Rede Festval, onde atua na direção de marketing comercial e, também, é presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).

Leprevost contou a história da família, relatando que os pais de Carlos Beal foram Severino e Lídia. Ele trabalhava como caixeiro-viajante vendendo produtos no oeste do Paraná e ela cuidava dos cinco filhos. Em 72, o casal abriu um armazém e foi nesse empreendimento que os cinco irmãos se iniciaram no mundo do comércio. “Severino e Lídia promoveram a inserção dos filhos no comércio varejista e, aos poucos, a iniciativa ganhou notoriedade e seu crescimento se verifica a ao longo das últimas cinco décadas”, disse o propositor da homenagem. Ele também lembrou que em 2003, a família comprou a Rede Festval.

Sob a direção da família Beal, a Rede de Supermercados se tornou uma das mais importantes empresas de varejo alimentício do estado, com 23 lojas: 17 em Curitiba, 5 em Cascavel e 1 em Pinhais, onde trabalham mais de 5 mil pessoas. A Rede sempre se esforçou por ajudar seus colaboradores e pessoas que por ali pedem ajuda, pois Lídia, a mãe dos cinco filhos da família Beal dizia que “a fome não espera”. Alexandre Leprevost lembrou também que a Rede Festval foi eleita por três vezes consecutivas como a melhor empresa de supermercado para se trabalhar.

Darci Piana, governador do Paraná em exercício, declarou que sempre teve grande tranquilidade para tratar com Carlos sobre os temas relativos aos supermercados no Paraná. Ele lembrou de uma situação em que foi possível aumentar a arrecadação do estado com a venda de vinhos e diminuir sensivelmente o contrabando dessa bebida.

“Isso foi conquistado com o apoio do comércio varejista, que tem no Carlos um grande nome”, declarou Piana. “Com o apoio da Associação Paranaense de Supermercados, conseguimos nos tornar um estado líder na geração de empregos. Ele tem lutado pela melhoria do diálogo entre os empresários e o Estado e isso possibilita, entre outra coisas, os 200 bilhões de investimentos em obras e benefício público”, finalizou.

Agradecimento

Carlos Beal agradeceu a Deus e a sua família, bem como à Câmara, na pessoa do vereador Alexandre Leprevost, pelo reconhecimento que não se resume a ele, mas se estende à sua família e aos 50 anos de história comercial dos Beal.

“De início, houve muito trabalho e pouco dinheiro, mas a perseverança nos fez crescer e, em 2003, fomos acolhidos por Curitiba”, disse Beal. De acordo com ele, o objetivo é, de fato, gerar mais empregos. Atualmente a Rede Festval conta com 5 mil colaboradores. O grupo aguarda a liberação oficial para a criação de mais 5 lojas, que possibilitarão a oferta de mais mil vagas.

Com informações da Câmara de Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.