Agenda de castração para filhotes de cães é aberta em Curitiba

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

O Programa Municipal de Castração Gratuita de animais passa a oferecer também castração de filhotes de cães com idade de 2 a 6 meses em Curitiba. A partir do meio dia desta sexta-feira (5), será aberta a agenda para protetores independentes inscreverem os animais pelo site da Rede de Proteção.

castracao-caes-curitiba
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O serviço gratuito será oferecido pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura e realizado em parceria com o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Requisitos para a castração

As vagas são limitadas e exclusivas para protetores independentes. Os cães, machos e fêmeas, precisam ter entre 2 e 6 meses de idade, estarem com o esquema vacinal completo e pesarem no mínimo 2 quilos. 

“Essa é uma inovação no serviço gratuito prestado pela Prefeitura e pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo e será específica para filhotes, isto é inédito na cidade. O principal objetivo é deixar os filhotes resgatados aptos para adoção o mais cedo o possível”, afirmou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

Pela legislação vigente, os animais só podem ser encaminhados para adoção após serem castrados. 

As cirurgias serão feitas no Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, na Rua dos Funcionários, 1.540, no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Podem se inscrever para a castração de seus animais protetores independentes com cadastro ativo na Rede de Proteção.

Credenciamento de clínicas

Além da novidade da castração de filhotes, a Rede de Proteção Animal também está com um edital aberto para credenciamento de clínicas e hospitais veterinários interessados em participar do Programa Municipal de Castração Gratuita.

Veja também:

O edital, disponível para consulta no site da Prefeitura de Curitiba, prevê a realização das cirurgias e implantação de microchips em cães e gatos domésticos, machos e fêmeas. O credenciamento valerá por um período de 12 meses e o programa deve contemplar a realização de cerca de 18 mil cirurgias em clínicas fixas. 

Desde 2017, mais de 93 mil animais foram castrados gratuitamente pelo programa da Prefeitura de Curitiba. A ação é uma política pública que busca prevenir o abandono e manter os animais saudáveis.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.