Celebração do aniversário começa com bolo e cápsula do tempo

Curitiba completa hoje 329 anos e o primeiro presente que a capital e os curitibanos receberam nesta terça-feira (29) foi um dia ensolarado e bonito.

Foto: Daniel Castellano/ SMCS

O cenário estava perfeito para comemorações ao ar livre e foi o que vereadores de Curitiba fizeram: interromperam a sessão e foram para fora do prédio para encontrar o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, secretários municipais e demais autoridades para cantar parabéns para cidade.

Família Folhas

Além do lançamento do programa Família Folhas, as celebrações do aniversário de Curitiba incluíram uma Aula Magna (abraço ao Marco Zero e lançamento do Guia Brincando com Curitiba), na Praça Tiradentes, missa do aniversário da cidade na Catedral Basílica de Curitiba e a Ópera de Curitiba – Evocação dos 329 anos de Curitiba, no Passeio Público.

A festa dos 329 anos na Câmara de Vereadores teve bolo de aniversário, enterro de cápsula do tempo e o hasteamento das bandeiras de Curitiba, do Paraná e do Brasil feito por Greca, pelo presidente da Câmara, Tico Kuzma, e pelo presidente do TJ-PR, José Laurindo de Souza Netto.

A Banda Lyra Curitibana executou o Hino Nacional, o Hino de Curitiba e o Parabéns Pra Você, que não poderia faltar para celebrar os 329 anos da capital.

Cápsula do tempo

As crianças da Escola Municipal Belmiro César e da Escola Atuação entregaram cartas sobre o que esperam para Curitiba para os próximos dez anos. O material foi entregue pelos estudantes Helena Moro e Vinícius Gomes, da Escola Atuação.

O prefeito e os vereadores também fizeram cartas e todas depositadas em uma cápsula do tempo que, depois de ser lacrada, foi enterrada nos jardins da Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma, falou sobre a simbologia do ato. “A vinda deles é o recado que nós precisamos dar neste momento: olhar para o futuro, reconstruir as nossas vidas, agora mais fortes,” destacou.

Sem máscaras

O prefeito Rafael Greca celebrou o fato de Curitiba ter retirado a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. “Nós estamos com menos de mil casos de covid-19 e com 80% da população vacinada, de forma que acho que nós podemos sorrir para a vida”, comemorou Greca.

O prefeito disse que estava com coração repleto de alegrias com os 329 anos de Curitiba. “Pela primeira vez fazemos esta festa no lugar certo, porque no dia 29 de março de 1693 o capitão-mor, Gabriel de Lara, ouvindo o povo e liderado pelo capitão povoador, Mateus Leme, criou a Câmara Municipal de Curitiba, segundo o texto da época, toda ela composta por homens bons. Viva Curitiba dos homens bons e das mulheres valorosas, aqui simbolizadas pela secretária da Saúde, Márcia Huçulak”, lembrou o prefeito.

Sustentabilidade

O prefeito revelou que hoje Curitiba relança o programa do Família Folhas, que incentiva a separação do lixo reciclável.

“A Família Folhas cresceu e agora tem sete membros. Essa ideia de uma cidade inteligente, que busca a sustentabilidade, que quer usar a energia do sol, faz o mundo olhar para Curitiba”, citou Greca.

O prefeito também lembrou que a capital faz parte do grupo C40, que reúne as cidades resilientes de todo mundo que implantam programas e ações contra o aquecimento global. “Nós somos a cidade inteligente que busca a inovação como programa permanente de governo”, disse.

Muitos países em Curitiba

O prefeito também lembrou os horrores da guerra na Ucrânia, que causa apreensão em todo mundo, especialmente nos descendentes de ucranianos espalhados pelo mundo, inclusive em Curitiba.

“Nós somos uma cidade que busca superar as dificuldades, superar os horrores de um mundo imerso na insanidade da guerra, superar todos os desafios que se apresentaram desde os primeiros tempos quando nossos avós imigrantes chegaram aqui. Portugueses, negros, índios, italianos, alemães, japoneses, ucranianos… Uma salva de palmas para os ucranianos pela resistência”, discursou Greca.

O prefeito também lembrou os povos árabes, judeus, coreanos na formação de Curitiba.

“Nós temos aqui gente do mundo todo. Nós somos uma rua que passa por vários países. E essa rua guarda Curitiba em seu coração”, disse.

O prefeito também se encontrou com o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro de Lazari, na Praça Eufrásio Correia. Greca citou que a Suíça está trazendo uma delegação de empresas investidoras para o Vale do Pinhão. “Temos muito prazer na cooperação em inovação com a Suíça”, disse o prefeito.

Presenças

Participaram do evento os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação), Carlos Eduardo Pijak Júnior (Esporte, Lazer e Juventude), Luiz Fernando Jamur (Governo e Ippuc), Cristiano Hotz (Planejamento, Finanças e Orçamento), Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação), Cinthia Genguini (Comunicação Social), Ana Cristina de Castro (Fundação Cultural de Curitiba), Márcia Huçulak (Saúde) e Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da RMC); Francisco Assis (chefe de Gabinete do Prefeito); tenente-coronel Fernando Klemps (Bptran); vereadores de Curitiba; os administradores regionais Janaína Lopes Gehr (Boa Vista), Rafaela Lupion (Matriz), Raphael Keiji Assahida (CIC), Gerson Gunha (Portão), Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo), Reinaldo Boaron (Pinheirinho) e Marcelo Ferraz (Tatuquara); e os assessores de Lucas Navarro de Souza (Articulação Política), Cibele Fernandes Dias (Gabinete do Prefeito) e Rodolpho Zannin Feijó (Relações Internacionais).

As informações são da Prefeitura de Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.