Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos começa a atuar em Curitiba

As ações de recolhimento de lixo eletroeletrônico em Curitiba ganharam mais um reforço nesta sexta-feira (29). O município assinou, com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), um termo de cooperação para implantação de uma Central de Logística Reversa na cidade. Pelo princípio da logística reversa, o lixo eletroeletrônico é desmontado de maneira responsável e reinserido na cadeia produtiva.

Foto: Luiz Costa/SMCS

O documento assinado também prevê a intensificação de campanhas para sensibilização da população para o descarte correto de resíduos e a capacitação das associações do Ecocidadão para o manuseio correto dos materiais.  

O termo foi assinado pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, e pelo presidente da ABREE, Sérgio de Carvalho Maurício. A solenidade aconteceu no Ecoponto do Cajuru, um dos dez locais fixos para recebimento de eletroeletrônicos – além de resíduos recicláveis e de construção civil – em Curitiba.  

Para Marilza, trata-se de um compromisso extremamente importante assumido pela associação que representa os fabricantes de equipamentos. “Nas coletas que o município já realiza são cerca de oito toneladas de lixo eletroeletrônico por mês, que agora vão para o centro de consolidação na Avenida João Bettega para que a ABREE garanta a destinação correta”, explicou. 

A parceria é positiva, na visão do presidente da ABREE. “Estamos implantando essa rede de recebimento em todo o país e tínhamos que conversar com Curitiba, que já tem tradição e uma população bastante acostumada com a separação e a reciclagem”, disse Maurício. 

A ABREE entregou à secretária Marilza o Selo ABREE, que marca a assinatura do termo. A secretária recebeu ainda uma placa de agradecimento dos representantes do setor produtivo. 

Impacto no clima

O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, lembrou que o programa de Logística Reversa faz parte do Lixão Zero, do Ministério, lançado em 2019, em Curitiba. Com essa iniciativa, destacou, reduz-se ainda mais o uso dos aterros sanitários e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa. 

“Às vésperas da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021), quando o mundo está voltado para o tema, também é importante lembrar que essa matéria-prima verde vinda da logística reversa também tem a sua contribuição contra as mudanças climáticas”, comentou.

Acompanharam a assinatura a diretora-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Fabiana Cristina de Campos; o diretor de Políticas Ambientais da secretaria, Rafael Andreguetto; a gerente executiva da ABREE, Mara Balan; o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcos Traad; o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; a gerente de Educação Ambiental da secretaria, Leila Maria Zem; e o vereador Serginho do Posto.

Também compareceram o CEO da Electrolux para a América Latina, Ricardo Cons; o vice-presidente da empresa, Camilo Wittica; e o gerente Engenharia da Britânia Eletrodomésticos, Fabrício Bortoleto. 

Funcionamento

Na prática, nada muda para o curitibano, que, sempre consciente, continua levando seu equipamento fora de funcionamento aos dez ecopontos espalhados pela cidade; aos drive-thrus mensais em parques e praças; ou apresentando à coleta seletiva. Mas agora, todo o material deve ser centralizado para que a ABREE faça a destinação. Componentes como plástico e vidro serão desmontados de maneira responsável e reinseridos na cadeia produtiva.

As associações do Ecocidadão seguem com o trabalho de recebimento e, além de capacitação para o manuseio dos equipamentos de forma segura, serão remuneradas separadamente pela coleta dos eletroeletrônicos. 

De acordo com a ABREE, o sistema de logística reversa traz grandes benefícios para o mercado nacional. Além de impedir o descarte inadequado em aterros sanitários, o que pode levar à poluição do solo e das águas, gera emprego e renda, permitindo o desenvolvimento de uma nova indústria.

Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Maceió (AL), Manaus (AM) e o Distrito Federal já ganharam seus centros de atendimento pelo programa conjunto com o Ministério do Meio Ambiente. A logística reversa atende o Decreto Federal 10/240, em vigor a partir deste ano, e que especifica um planejamento de ações e estabelece metas para os próximos cinco anos. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.