Cinco sugestões para aproveitar os últimos dias do Inverno Curitiba

A programação do Inverno Curitiba 2022, que acontece desde o dia 15 de junho, termina neste domingo (31/7), mas ainda é tempo de aproveitar. Confira cinco sugestões de eventos, festas, passeios e lazer.

Foto: Luiz Costa/SMCS

Festa Julina

O Mercado Regional Cajuru comemora dez anos com uma deliciosa programação e Festa Julina. O evento acontece nesta sexta e sábado (29 e 30/7), na sede do mercado.

Na sexta-feira, às 14h30, terá aulão de ginástica. Às 15h, todos são convidados para cantar parabéns e comer um pedaço de bolo.

No sábado, a partir das 9h, o Projeto Berimbau Rosa faz uma apresentação de capoeira. E quem passear pelo local nesses dois dias, poderá apreciar outras apresentações artísticas e comidinhas típicas. 

O Mercado Regional Cajuru, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), tem 1,1 mil metros quadrados e reúne 25 bancas e 17 boxes. Vende frutas, verduras, carnes, frios e laticínios, cereais, mel, peixes, ovos, bolachas, conservas, mercearia japonesa, massas e bebidas. Também há permissionários com lojas de calçados, roupas, flores e brinquedos. Além disso, há uma área gastronômica, com restaurante, delicatéssen, lanchonete e café.

Mercado Regional Cajuru
Endereço: Avenida Pref. Maurício Fruet, 1.880
Horário de funcionamento: de terça a sábado: das 7h às 18h
Telefone: (41) 3350-3837

Visita guiada na Fazenda Urbana

Aproveite para conhecer a Fazenda Urbana do Cajuru neste sábado (30/7), dia de visita guiada no local. A atividade gratuita é aberta a todos os interessados e acontece sempre no último sábado do mês. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de adulto responsável. 

Para conhecer o local é possível agendar as visitas guiadas ou realizar passeios livres. Nesta modalidade o visitante cria o seu roteiro para conhecer toda estrutura da Fazenda Urbana, que inclui áreas de cultivo, estufas e espaço de compostagem, sem o auxílio de um técnico/guia.

A visita guiada acontece das 9h às 11h30, clique aqui para agendar. 

A entrada é gratuita, mas quem quiser auxiliar nos projetos sociais da Prefeitura pode colaborar com o Ingresso Solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado às entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.

Fazenda Urbana de Curitiba
Endereço: Avenida Pref. Maurício Fruet, 1.880, Cajuru

Visitas guiadas noturnas no Cemitério São Francisco de Paula

Visitar cemitérios faz parte da atividade turística de muitos países, alguns dos mais famosos são o Père-Lachaise, em Paris, e o da Recoleta, em Buenos Aires. Curitiba também faz parte desse cenário e traz um diferencial, visitas guiadas noturnas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Três visitas encerram o mês de julho, com sessões de quinta-feira (28/7) a sábado (30/7), das 19h às 22h, com 60 vagas em cada uma. As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba. 

Mais de sete mil pessoas já participaram da atividade, desde 2017, quando ela foi institucionalizada. As visitas foram retomadas em maio deste ano, após a interrupção devido à pandemia. Além da visita noturna, são realizadas também a visita padrão diurna e as temáticas. Se ficou curioso, corra para se inscrever, as vagas são limitadas, saiba mais clicando aqui.

Lazer e diversão

No domingo (31/7), as atividades físicas, esportivas e recreativas acontecem nas Arcadas do São Francisco, na Praça João Cândido, ao lado da Feirinha do Largo da Ordem. As atividades serão das 9h às 13h, para todas as idades, e terão orientação dos profissionais da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

À tarde, das 14h às 17h30, a diversão será em cinco pontos da Curitiba: os parques BariguiAtubaLago Azul e Náutico e no Passeio Público.

No Barigui, as atividades serão feitas no gramado ao lado do Salão de Atos. No Náutico, vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. Já no Lago Azul, as atividades serão no espaço do campo de futebol que tem um alambrado. 

Entre as opções para diversão das famílias nos parques e na praça haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas.

Imigração e cultura

De 28 a 31 de julho, comemora-se o centenário da Sociedade Ucraniana do Brasil. A programação realizada pela comunidade acontece em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. A abertura oficial será na sexta-feira (29/7), às 19h, no Memorial de Curitiba, com a apresentação de danças folclóricas. O grupo canadense Pavlychenko Folclorique Ensemble será uma das atrações.

A festa do centenário integra a quarta edição do Dia da Ucrânia em Curitiba, evento organizado desde 2015, a cada dois anos, pelo Grupo Folclórico Barvinok. O evento também encerra a programação do Inverno Curitiba. Confira aqui a programação completa. 

Informações da PMC.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.