Circuito Off vai movimentar bares e restaurantes com 46 shows

Em sua primeira edição presencial após o começo da pandemia da covid-19, a Oficina de Música de Curitiba volta a oferecer o Circuito Off de Bares e Restaurantes, de 30 de junho e 10 de julho. A programação também compõe o Inverno Curitiba.

Foto: Cido Marques/FCC

Todas as noites e nas tardes de fim de semana, verdadeiros minifestivais ocorrem em espaços variados, passando pelo Centro, CIC, Mossunguê, e chegando até a Região Metropolitana, em Araucária.

Até o momento, são 46 shows em 19 bares e restaurantes, número que ainda deve crescer ao longo da Oficina de Música.

Entre os destaques, está uma atração internacional, uma violinista da Venezuela, mas de nome muito familiar no Brasil: Maria Betania se apresenta em Araucária no dia 8 de julho.

Outro destaque é a apresentação de Julião Boêmio, no dia 2 de julho, com o lançamento de seu CD. Já no dia 6 de julho, o Gabo Vinhos recebe uma apresentação com dois professores da Oficina, em parceria com um artista local de guitarra.

A programação completa está no fim do texto. Os locais podem cobrar couvert artístico para as apresentações e a agenda é sujeita a alteração sem aviso prévio. Orienta-se que os interessados confirmem pelo telefone dos locais de shows a possibilidade de cobrança. 

Aperte o play

O Circuito Off, além de promover o acesso à cultura, também representa uma retomada para músicos e proprietários de bares e restaurantes.

O restaurante A Caiçara já marcou presença em outras edições do evento, e em 2022 está de volta ao circuito. Para Fredy Ferreira, dono do local, a música funciona como um agregador de movimento e cultura.

Este evento é bom para nós e para a cidade, porque é uma oportunidade de conhecer outros músicos e também de eles se apresentarem”, disse Ferreira.

O baixista Glauco Sölter, coordenador do circuito, acredita que a programação valoriza os artistas e restaurantes, já que gera divulgação e público novo. 

“Quando se tem música ao vivo as pessoas ficam mais relaxadas e descontraídas. O público está sensível, se emocionando e nós artistas também nos emocionamos com essa interação. É uma troca mútua neste momento de retomada”, diz o curador do Circuito Off.

De nota em nota

O processo de seleção dos artistas, bares e restaurantes começa alguns meses antes dos shows. A curadoria acontece também baseada na Oficina de Música, já que muitos dos artistas do Circuito Off também participam dos cursos.

Os gêneros musicais também circulam em torno da Oficina: em geral, são músicas instrumentais, brasileiras e curitibanas. Os artistas se misturam entre locais e de fora da cidade, com a promoção do intercâmbio com outros polos.

Os músicos alcançaram um nível maior por conta desses intercâmbio, troca de vivência e informação com os artistas locais e os professores”, explica Glauco. 

Além disso, a descentralização do Circuito para outros bairros representa um marco importante para o evento. “A importância é poder compartilhar essa cultura com o máximo de participantes da comunidade. Eu fico feliz desse processo acontecer, porque espalha a arte. Isso atinge uma comunidade que não vai ao show do teatro, mas vai ao barzinho”, afirma o coordenador. 

Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.

Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 91.7 FM.

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economias criativas, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba. 

Programação do Circuito Off de Bares e Restaurantes

Entre os dias 30 de junho e 10 de julho

Sujeito à cobrança de couvert artístico. Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.

30 de junho (quinta)

A Caiçara

20h – Brejeiras

Folia

20h – Jay de Oya, Ricardo Salmazo e Jonas Lopes

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.