A banda Coldplay, que se apresentou em Curitiba nesta terça (21) e quarta-feira (22), pode ser multada pela prefeitura do município. Isso porque o show utilizou fogos de artifício com barulho, que são proibidos por lei na capital.
Denúncias teriam feitas por moradores da região do estádio Couto Pereira, no Auto da Glória, por causa dos estampidos. A Secretaria do Meio Ambiente afirma que vai analisar as denúncias e, caso sejam comprovadas, pode ocorrer multa.
A secretaria ainda orienta que moradores podem fazer a reclamação pelo telefone 156.
Confira a nota:
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai verificar denúncias e registros feitos pela população via Central 156. Caso tenham sido, realmente, utilizados fogos de artifício com estampido, os responsáveis serão penalizados conforme prevê a legislação. Vizinhos ao local onde ocorreu o evento que tenham se sentido prejudicados devem registrar a reclamação, via Central 156, com o máximo de informações sobre a distância do estádio e vídeos.
- Chá revelação: vocalista de Coldplay revela sexo de bebê durante show em Curitiba
- Polícia prende grupo que aplicou golpe do cartão em show do Coldplay em Curitiba
Fogos de artifício em Curitiba
Em 2019, foi sancionada a Lei 15.585/2019, que proíbe a utilização de fogos de artifício com estampido em Curitiba.
Apenas fogos de artifício com efeitos de cores, os chamados luminosos, que produzem efeitos visuais sem tiro, são permitidos.
A lei foi aprovada pela demanda da proteção animal, mas também beneficia crianças, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista, e os idosos, que também sofrem com os barulhos dos fogos.
As multas para quem fizer a soltura ou manuseio dos fogos proibidos variam de R$ 400 a R$ 100 mil, conforme a gravidade da infração.