Coleta de Lixo Tóxico em Curitiba: confira calendário 2023

Tem pilhas, baterias, toners, restos de tinta em casa para descartar? Esses e outros materiais que podem causar a contaminação do solo e dos rios da cidade devem ser encaminhados para o destino correto. No caso, eles são levados pela Coleta de Lixo Tóxico, em Curitiba.

Foto: Valdecir Galor/SMCS (arquivo)

Na capital, além da possibilidade de encaminhamento para logística reversa – quando as empresas recolhem embalagens e os produtos usados – a Prefeitura disponibiliza um serviço de coleta mensal próxima a terminais de ônibus. 

O calendário de coleta de Lixo Tóxico 2023 já está disponível e pode ser consultado no site. O caminhão permanece nos 25 pontos das 7h30 às 15 horas.

Materiais que podem ser descartados na coleta de Lixo Tóxico

Podem ser levadas quantidades pequenas (até 10kg por pessoa), de objetos. Embalagens de inseticidas, cola, solventes, além de remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), equipamentos eletrônicos portáteis, óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros) também são recebidos. 

Os resíduos são encaminhados a um aterro industrial para a destinação correta, conforme o tipo de resíduo. Terminais de ônibus com maior movimento recebem o descarte de até 80 pessoas por dia.

O recolhimento de lixo tóxico é gratuito e realizado desde 1998. No ano passado, os curitibanos descartaram 20 toneladas de resíduos tóxicos, cerca de 11 mil lâmpadas fluorescentes e mil litros de óleo. 

Como armazenar lixo tóxico

Até o momento de levar para o caminhão, o lixo tóxico deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.

A separação incorreta, junto com o lixo domiciliar ou reciclável, ou descarte indevido podem causar contaminação do solo, da água e do ar, pela liberação de metais pesados e outros componentes químicos.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.