Confira calendário de projeto que troca materiais recicláveis por hortifrutis

Já estão no site da Prefeitura de Curitiba as novas datas e locais dos 103 pontos de troca do Câmbio Verde, programa do município que distribui hortifrutis mediante a entrega de materiais recicláveis e óleos vegetal e animal. O calendário de 2022 pode ser acessado neste link.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

O funcionamento continua o mesmo: a cada quatro quilos de lixo reciclável, podem ser trocados por um quilo de frutas e verduras. E a cada quatro litros de óleo, valem um quilo de alimento. As trocas acontecem quinzenalmente – exceto em feriados – de terça a sexta-feira. No calendário, também estão os endereços e os horários de permanência dos caminhões. 

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, lembra que quanto mais separado e acondicionado o material a ser levado para a troca, melhor. “O ideal é que seja feita uma higienização básica para retirar restos de alimentos das embalagens, por exemplo”, explica.

O material recolhido tem o mesmo destino do que é levado pelos caminhões da coleta seletiva (Lixo Que Não É Lixo), ou seja, os barracões das associações do Ecocidadão, que fazem a separação e a venda do material. 

Qualidade nutricional e desenvolvimento da RMC

Mais do que ajudar a cidade a dar o destino correto aos resíduos, o Câmbio Verde ganhou importância durante a pandemia do coronavírus com o seu viés de melhorar a qualidade nutricional da alimentação dos curitibanos, por meio da produção de agricultores familiares da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

Por mês, são levadas cerca de 220 toneladas de material aos pontos e atendidas mais de cinco mil pessoas. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.