Curitiba sanciona lei que cria Conselho Municipal da Diversidade Sexual

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Nesta segunda-feira (27), o prefeito Rafael Greca sancionou a lei que cria o Conselho Municipal da Diversidade Sexual (CMDS) em Curitiba. Entre os objetivos estão criar e fiscalizar políticas públicas voltadas à promoção dos direitos e cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, intersexuais e demais identidades de gênero e/ou orientação sexual na cidade.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito agradeceu aos vereadores que aprovaram o projeto de lei proposto pelo Executivo. “A lei representa igualdade de direitos, paridade de oportunidades e superação de vulnerabilidades”, afirmou Greca, lembrando que o anteprojeto de lei foi debatido ao longo de dois anos.

“Lésbicas, gays , bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, intersexuais e demais identidades humanas são todas reconhecidas pela cidade de Curitiba, acolhidas e merecem ser respeitadas. Queremos avançar cada vez mais sempre buscando o respeito à pessoa e a qualidade de vida que é devida a todos os cidadãos e cidadãs”, definiu o prefeito.


Objetivo do Conselho Municipal da Diversidade Sexual

O Conselho Municipal da Diversidade Sexual tem como objetivo ampliar a defesa e a promoção dos direitos, o acesso aos serviços, o combate à discriminação e à violência contra a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, e intersexuais). Caberá ao Conselho Municipal formular e propor diretrizes de ações governamentais voltadas à promoção dos direitos e da cidadania do público-alvo.

“A construção dessa lei aconteceu em parceria com a sociedade civil, foi uma troca constante e coletiva de informações. A lei que criou o Conselho é um compromisso de Curitiba na solidificação da democracia em observância e respeito à Constituição, para uma cidade mais justa, sem discrimição, ódio e violência”, afirmou o assessor de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual, Fernando Roberto Ruthes. 

Entre os que participaram da criação do projeto estão Grupo Esperança, Liga Brasileira de Lésbicas, Aliança Nacional LGBTI+, Transgrupo Marcela Prado, Associação Paranaense da Parada da Diversidade, Dom da Terra Afro LGBTI, Grupo Dignidade e Mães pela Diversidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.