Coração é o protagonista em “Tum Tá”, espetáculo da Escola de Dança do Teatro Guaíra

“‘Tum Tá’ é o som que o médico ouve quando escuta um coração”, diz Larissa Pansera, diretora da Escola de Dança do Teatro Guaíra (EDTG), sobre o título do espetáculo que encerra as atividades em 2022. Cada sequência da montagem coloca o coração – tanto no sentido biológico quanto simbólico – como o grande protagonista. As apresentações acontecem nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket Fácil. https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-tum-ta.aspx

Foto: Canva

Partindo da onomatopéia que faz o som do coração, todos os professores e alunos se uniram para tentar compreender como eles se relacionam com esse órgão tão central para a vida humana. O resultado é um espetáculo que mistura balé clássico e dança contemporânea, usando projeções originais como cenário e os bons sentimentos da equipe da Escola, além de seus parentes e amigos, como fio condutor.

“Este é um espetáculo sobre afetos, sobre tentar entender o que acalma nosso coração”, revela Larissa. “Fiz uma pesquisa sobre como o coração se comporta e achei estudos que mostram como as emoções afetam a saúde do nosso coração. ‘Tum Tá’ é inspirado nessa relação que temos com esse ritmo do coração, sobre como é preciso ser leve, feliz e ter humor no dia a dia”, completa a diretora.

Para Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, “o ‘Tum Tá’ é o grande passo de um projeto que busca repensar a Escola de Dança do Teatro Guaíra, deixando a ênfase somente no balé clássico para trás e oferecendo aos alunos uma formação mais completa”.

“Tum Tá” quebra alguns paradigmas das apresentações de final de ano da EDTG. É um espetáculo que conta com uma mescla mais uniforme entre o clássico e o contemporâneo – historicamente havia mais ênfase no balé clássico, com boa parte sendo dançado na ponta. Também há a trilha sonora original, algo pouco usual, composta por Gilson Fukushima, além das já citadas projeções, feitas por Allan Raffo e da c

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.