A rede municipal de ensino de Curitiba ganhou duas melhorias nesta terça-feira (18), nas áreas da Educação Infantil e Integral.
A Regional Santa Felicidade ganhou um novo espaço para turmas de berçário e maternal no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União das Vilas, no bairro São Braz. São 47 vagas para novos alunos na creche.
Também foi entregue a Unidade de Educação Integral (UEI) Portão, com capacidade para atender 600 estudantes por dia, matriculados em quatro escolas da região.
O CMEI União das Vilas foi revitalizado e ampliado para abrigar mais duas turmas de berçário e uma de maternal, o que aumenta o número de crianças atendidas de 162 para 209.
O imóvel, na Rua Miguel Novicki, tinha no anexo um espaço da Secretaria Municipal da Saúde que foi reformado e adequado para receber as crianças.
Veja também:
- Casa Hoffmann recebe espetáculo de dança infantil em abril
- IPTU Curitiba: pagamento a vista ou da primeira parcela vai até quinta
Além da reforma do anexo, o União das Vilas recebeu troca de piso, telhado, adequação de solários, cozinha, lavanderia e lactário, além de melhorias nas calhas. A ampliação reforça a abertura de vagas na Educação Infantil no município.
As unidades contempladas com atividades na nova UEI entregue nesta terça-feira são as escolas municipais Campo Mourão, Desembargador Marçal Justen, Maria Nicolas e Graciliano Ramos.
“Esta unidade reúne estudantes de várias escolas e integra nossa proposta de oferecer o integral em todas até o fim do ano que vem”, frisou o prefeito.
Neste ano, a Prefeitura busca aumentar a oferta da educação em tempo ampliado para mais 30 unidades de ensino. A rede municipal terá 156 escolas com essa opção até dezembro. Até o fim de 2024, todas as 185 escolas terão pelo menos parte das turmas com opção de matrícula para o integral na própria escola ou nas UEIs próximas.
O integral permite que o estudante permaneça com até nove horas de atividades na escola e garante acesso a práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, língua portuguesa, entre outras. A alimentação também é adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional.