Crianças nascidas no segundo semestre de 2014 são vacinadas nesta terça em Curitiba

A vacinação das crianças será retomada nesta segunda-feira (31) e terça-feira (1º), de forma escalonada, por data de nascimento, em Curitiba. Nesta segunda-feira (31) podem receber a primeira aplicação as crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho em 2014. Na terça-feira (1º), serão atendidas as crianças nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2014.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, que funcionam das 8 horas às 17 horas. Confira os endereços no site Imuniza Já, na aba “Locais de vacinação”.

A ampliação para demais faixas etárias depende da avaliação de estoque ou da chegada de nova remessa de imunizantes pediátricos.

Repescagem

Nos dias de convocação de nova faixa etária não haverá repescagem para as crianças que já foram convocadas e não compareceram na data correta.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estabelecerá dias específicos de repescagem. Aqueles que perderam a data da vacinação deverão, portanto, aguardar a nova convocação.

Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no aplicativo Saúde Já. Essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.

Recomendações

A vacina contra a covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar os intervalos para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.

A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Anvisa. Após a liberação da agência, o Ministério da Saúde incluiu no último dia 21 a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.

Cronograma de vacinação das crianças

•    31/1 (segunda-feira) – Crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2014;

•    1º/2 (terça-feira) – Crianças nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro 2014.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.