Curitiba é a cidade mais bem educada do Sul do Brasil, aponta pesquisa

No ranking nacional a capital paranaense ficou atrás apenas de Brasília e Natal.

Curitiba ficou na terceira posição do raking nacional que elegeu as cidades mais educadas do Brasil. A capital paranaense ficou atrás apenas de Brasília e Natal. Se comparada a outras cidades do Sul do Brasil, a capital paranaense ficou em primeiro lugar.

Foto: Ari Dias/AEN

A pesquisa do cidadãos mais bem e mais mal educados foi realizada por um aplicativo de on-line de idiomas. A plataforma entrevistou 1,6 mil moradores locais e que residiam nas maiores metrópoles do país. Os participantes foram perguntados sobre com qual frequência presenciavam 12 comportamentos considerados rudes no mundo, como falar muito alto em público, não prestar atenção aos pedestres, se distrair ao ver vídeos no celular, não furar filas, dentre outros. A partir destes dados, cada cidade recebeu uma pontuação. Quanto maior a nota, maior a falta de educação. Curitiba ficou com a nota 5.91.

A fama do curitibano

Historicamente o curitibano tem fama de não falar com estranhos, não visitar ninguém sem avisar e não dar bom dia no elevador, mas nem todo mundo acha justa essa fama. “Acho povo curitibano fechado, mas muito educado. Quando eu vou levar a minha esposa no trabalho dela, eu sempre passo por pessoas idosas que cumprimentam e dizem ‘bom dia’. Aí eu sempre cumprimento. Dou ‘bom dia’ também”, afirma o aposentado Rogério Fernandes.

Para o psicólogo Umberto Anselmi, o curitibano tem como característica um comportamento mais instrospectivo, o que não quer dizer que isso seja falta de educação. “Acredito que essa pesquisa tenha a ver um pouco com cidadania. Não ser grosseiro com alguém é um comportamento de cidadania. Não dar ‘bom dia’ para alguém não significa má educação, mas sim, uma característica de comportamento mais introspectivo do curitibano”, conclui.

Com informações de Léo Coelho/Rede Massa

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.