Curitiba convoca mais de 2 mil imunossuprimidos para quarta dose da vacina contra a covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba convoca um novo grupo de pessoas com imunossupressão para receber a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 na próxima semana. São aqueles que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a dose de reforço. A medida faz parte da norma técnica do Ministério da Saúde.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Segundo estimativa da SMS, 2.605 pessoas estão elegíveis para receber a dose extra na próxima semana. São pessoas imunocomprometidas com 18 anos ou mais que receberam a terceira dose entre 1º e 7 de outubro.

Fazem parte do público elegível para a dose extra pessoas que realizam quimioterapia para câncer, pacientes em hemodiálise, pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou Aids e transplantados.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa segunda dose de reforço amplia a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Convocação

Os convocados para receber a quarta dose (segundo reforço) de imunizante contra a covid-19 receberão uma mensagem de alerta pelo aplicativo Saúde Já informando o direito a dose extra e a data da aplicação, a programação não aparece na carteira de vacinação na aba “próximas vacinas”, a pessoa deverá consultar as mensagens.

A SMS orienta para quem não puder comparecer na data da convocação que busque os pontos de vacinação para receber a vacina na repescagem contínua assim que possível.

Orientação

A recomendação do Ministério da Saúde é que para a dose extra seja da Pfizer, de tecnologia de RNA mensageiro. De maneira alternativa, poderá ser aplicada vacina de vetor viral, da Janssen ou AstraZeneca.

Para receber a quarta dose, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8 horas às 17 horas, e levar um documento de identificação com foto, CPF e apresentar a convocação.

Onde tem vacina

Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.

Cronograma para a quarta dose

•    Segunda-feira (31): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 2 de outubro;
•    Terça-feira (1º): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 4 de outubro;
•    Quarta-feira (2): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço dose até 5 de outubro;
•    Quinta-feira (3): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 6 de outubro;
•    Sexta-feira (4): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 7 de outubro.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.