Curitiba está entre as seis cidades mais inteligentes do mundo de 2022

Os esforços da Prefeitura de Curitiba para assegurar alimentação com qualidade e acessível a todos, com iniciativas como Mesa Solidária, Banco de Alimentos, Jardins de Mel, 145 hortas e a Fazenda Urbana, garantiram oficialmente à capital, nesta quarta-feira (16), o título de uma das seis Cidades Mais inteligentes do Mundo de 2022. A entrega do prêmio ocorreu, em Barcelona (Espanha) e teve a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que representou o prefeito Rafael Greca no World Smart City Awards 2022.

Foto: Divulgação

A premiação ocorreu durante o segundo dia do Smart City Expo World Congress 2022, que começou na última terça-feira (15) e vai até quinta (17), na cidade espanhola.

“Os programas de segurança alimentar e nutricional de Curitiba promovem o melhor acesso a alimentos saudáveis aos curitibanos, abrangendo a implantação de hortas e fazendas urbanas, engajamento comunitário, tecnologias, educação, sustentabilidade, assistência social, alimentação saudável e desenvolvimento socioeconômico”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Segundo Eduardo Pimentel, Curitiba tem feito grandes esforços para contribuir com a melhoria no padrão nutricional dos curitibanos e com a redução da insegurança alimentar de parte da população. “Ver nossos projetos sendo conhecidos e reconhecidos mundo afora é um sinal de que estamos no caminho certo”, reforçou o vice-prefeito, que está na Espanha acompanhado da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.

Além de Curitiba, também integram o seleto grupo das seis cidades mais inteligentes do mundo de 2022: Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colômbia), Seul (Coréia do Sul), Sidney (Austrália) e Toronto (Canadá). Seul foi considerada vencedora e Kiev recebeu um prêmio especial. 

O World Smart City Awards busca reconhecer projetos pioneiros, ideias inovadoras e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo, causando impacto na vida dos cidadãos.

Mais reconhecimentos

Este ano, iniciativas de segurança alimentar de Curitiba conquistaram outros reconhecimentos internacionais. Com o seu Programa de Agricultura Urbana, a capital também foi a vencedora do Smart City Latam Awards 2022, tornando-se a Cidade Mais Inteligente da América Latina. O prêmio foi entregue em junho no Latam Smart City Congress, no México.

Além disso, em outubro, a Fazenda Urbana foi premiada com menção honrosa no prêmio do Pacto de Milão, durante o 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, por se destacar na inovação e promoção da sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil.

Feira e congresso 

Além de participar da premiação, o vice-prefeito Eduardo Pimentel tem encontros com autoridades de todo o mundo, está acompanhando palestras com especialistas internacionais e visitando a área de exposições da 11ª edição do Smart City Expo World Congress, maior evento internacional sobre cidades e soluções urbanas inteligentes.

Também estão na Espanha participando do Smart City Expo World Congress o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, e os sócio-diretores do hub curitibano iCities, Roberto Marcelino, Eduardo Marques e Caio Castro, que acompanharam a premiação. 

O iCities é responsável pela organização do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do evento de Barcelona. A edição 2023 está programa para a capital paranaense nos dias 22, 23 e 24 de março e já está com venda prévia de ingressos. 

Todas as edições do Smart City Expo Curitiba têm apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.