A Prefeitura Municipal de Curitiba divulgou no final da tarde deste sábado (22) que irá testar um ônibus articulado movido totalmente a energia elétrica.
O ônibus elétrico vai circular pela cidade por um período de até 30 dias, podendo ser prorrogado. Sem emissão de CO2 e ruídos, o veículo é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes.
Os resultados dos testes servirão para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal de ônibus, em 2024.
Novidades do ônibus em teste
Além de ser movido a eletricidade, o ônibus em teste conta com outras novidades como o piso baixo, bancos estofados e com encosto para a cabeça, além de melhor aproveitamento de espaço interno e piso emborrachado, em tons que lembram madeira.
Ainda não há informações se os testes serão com passageiros, já que as portas do veículo ficam do lado oposto ao usado no transporte coletivo de Curitiba. Também não há previsão das linhas em que os testes serão realizados.
Leia também: