Curitiba faz repescagem com Coronavac para crianças e adolescentes nesta terça

Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba fará repescagem da vacinação contra covid-19 para crianças e adolescentes nascidos até 31 de dezembro de 2011, com imunizantes da Coronavac.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A convocação é para oportunizar que as crianças e adolescentes, que já foram convocados e não puderam comparecer na data da aplicação, coloquem a situação vacinal em dia. Neste dia não haverá aplicação de imunizante da Pfizer para primeira dose.

Adultos que ainda não receberam a primeira dose da vacina também poderão receber a vacina durante a repescagem.

Após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu na última sexta-feira (21) a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos, com a orientação de que não seja aplicado em imunocomprometidos.

Onde vacinar

De acordo com a prefeitura, os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Assim, o público da vacinação deve conferir as unidades que farão a aplicação no site Imuniza Já

A vacinação das crianças até 11 anos acontece em dez locais específicos para o atendimento desse público, já para os adolescentes com 12 anos completos ou mais a vacinação acontece nos mesmos locais da vacinação de adultos.

Orientação para a vacinação 

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já, para agilizar o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. 

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança. 

As orientações detalhadas e a relação das comorbidades podem ser conferidas no “Pequeno Manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba”.

Recomendações

A vacina contra a covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças, a recomendação é que seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar os intervalos para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.

Repescagem da vacinação para crianças e adolescentes

•    25/1 (terça-feira) – Todas as crianças e adolescentes nascidas até 2011 (com exceção das crianças e adolescentes imunossuprimidos).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.