Curitiba fecha 2021 com mais chuvas, mas ainda abaixo da média histórica

Aos poucos a chuva volta a fazer as pazes com Curitiba. Após uma severa estiagem, que culminou com a formalização da situação de emergência hídrica por parte do Governo do Estado em maio de 2020, a cidade dá sinais de caminhar para um estágio de normalidade. O acumulado em 2021 ficou em 1.091 milímetros (mm), ainda abaixo da média histórica, de 1.416,6 mm, mas com indicadores mais próximos da realidade.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Os níveis das barragens que abastecem a população da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por exemplo, subiram consideravelmente. Se no período mais crítico da seca, em meados de 2020, o volume médio dos reservatórios chegou a bater na casa dos 30%, atualmente aponta para 67,65% – Iraí (64,95%), Passaúna (58,96%), Piraquara 1 (75,82%) e Piraquara 2 (86,38%), de acordo com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).

A Capital superou a média histórica de chuvas em quatro oportunidades no ano passado – janeiro (+9%), maio (+39%), agosto (+26%) e outubro (+7,5%). Em outros três meses ficou bem próximo ao ideal – março (84%), junho (89%) e dezembro (94%). O levantamento é do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

A ajuda do céu contou com duas ações importantes do Estado e da sociedade. Por parte da Sanepar, com a implementação do rodízio no abastecimento que, em alguns momentos, foi mais rígido – atualmente o modelo em vigor é de 60 horas com água e interrupção de 36 horas, processo retomado nesta terça-feira (04) após a suspensão a partir de 23 de dezembro para as celebrações de fim de ano.

Além disso, destacou o presidente da companhia, Claudio Stabile, a adoção de medidas preventivas por parte da população, que priorizou o uso racional da água durante todo o período. “Observamos que medidas importantes como o reaproveitamento da água utilizada na máquina de lavar para a limpeza da casa, da área externa ou de calçadas, passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, o que ajudou muito”, disse.

A Sanepar alerta, contudo, que apesar do cenário mais favorável, o Paraná segue em calamidade hídrica – em dezembro choveu muito pouco na parte Oeste do Estado. Por isso, reforça o pedido para o uso correto da água, sem desperdícios, com priorização da alimentação e higiene pessoal.

A orientação para redução do consumo também faz parte do Decreto n. 9.989, de 22 de dezembro, que ampliou a condição de emergência hídrica para todo o Estado. O documento também diz que é necessário priorizar a água para o abastecimento público, em detrimento a outros usos.

O Governo do Estado busca alternativas para poder enfrentar a estiagem, investindo em novas ações com foco na melhoria do abastecimento de água em todo o Paraná. Na RMC, por exemplo, destaque para a construção da Barragem Miringuava, em São José dos Pinhais. Os investimentos da Sanepar no reservatório giram em torno de R$ 160 milhões. O equipamento terá capacidade de reservação de 38 bilhões de litros de água, o que garantirá produção de 2 mil litros de água por segundo. A conclusão das obras depende agora das condições climáticas.

Outra medida é a transposição de água do Rio Capivari, em Colombo, até a Barragem do Iraí, dentro do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Prevista inicialmente para 2025, foi concluída em outubro com previsão, acrescentando cerca de 700 litros de água por segundo ao sistema.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.