Curitiba ganha parquinho infantil inclusivo no Parque Barigui

A cidade de Curitiba vai ganhar um presente especial neste Dia das Crianças. O mais moderno playground público do Paraná aberto ao público será inaugurado na próxima quarta-feira, 12 de outubro, no Parque Barigui. Com mais de mil e trezentos metros quadrados, o espaço infantil fica localizado ao lado do Centro de Eventos Positivo, na Alameda Ecológica Burle Marx, próximo à entrada principal do Parque Barigui.

Foto: Divulgação/ Grupo Positivo

O parquinho é um presente do Positivo em comemoração ao aniversário de 50 anos do grupo. De acordo com o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, a doação do espaço de lazer é um gesto de gratidão às famílias da cidade de Curitiba. “Ao longo dos nossos 50 anos, Curitiba nos acolheu muito bem, por isso, como forma de agradecimento escolhemos presentear o principal parque da cidade com uma importante opção de lazer para as crianças da cidade”, ressalta.

Ele explica ainda que o espaço é um convite ao brincar, e, especialmente, o convívio em espaços públicos, “tão necessário para o fortalecimento da confiança no próximo, do senso de comunidade e assim, da própria democracia”. O objetivo, segundo Guimarães, é incentivar a interação com o próximo e o movimento, numa época em que as crianças estão mais sedentárias. “É um espaço pensado para o bem-estar mental e físico, e que respeita o que é tão precioso para a criança: o tempo do brincar”, complementa.

Com 13 brinquedos, sendo três inclusivos, com piso emborrachado e acesso em rampa, o novo parquinho segue o mesmo conceito dos playgrounds existentes nas unidades do Colégio Positivo. O arquiteto responsável pelo projeto é Antonio Abrão, também parceiro de longa data do Colégio em outros projetos. Segundo ele, a proposta desenvolvida foi a de criar um espaço multicolorido e visualmente estimulante para os pequenos. “Há brinquedos inclusivos e pensados para crianças de várias idades, de 2 até 12 anos, de forma a possibilitar que todas possam desfrutar e interagir da mesma forma. A área do playground oferece segurança e proteção para os pequenos e, ao mesmo tempo, se integra à bela paisagem natural do parque, com vistas para o bosque nativo e lago”, explica Abrão.

Cores que guiam instintivamente

O Parquinho Positivo traz cores devidamente estudadas para suas funções, para guiar os usuários dentro do espaço. Um desenho de piso emborrachado com manchas em tons de azul e laranja delimita e setoriza várias opções de brincar: com circuito sinuoso de cordas, floresta de tronquinhos, geodésia, pula-pulas, carrossel e disquinho de molas, escorregador, gangorra, gira-gira e balanços. Ao redor do espaço foram instalados bancos para dar maior conforto aos pais, que podem se sentar e observar os filhos brincando e se divertindo.

Abrão explica que a cor azul escuro do piso direciona o fluxo das crianças desde os acessos até os brinquedos; o azul claro define as áreas de respiro e estar; e os “spots laranja” destacam os pontos onde estão os principais brinquedos. “O piso emborrachado é permeável e permite o escoamento das águas de chuva, assim como as áreas de acesso e circulação com piso em colmeia plástica revestido com pedrisco”, complementa o arquiteto.

O parquinho possui dois acessos: o principal, com uma pequena praça voltada para a pista de caminhadas; e o segundo, com rampa acessível conectado ao Jardim de Mel lateral. A implantação do playground está sendo custeada inteiramente pelo Grupo Positivo, assim como sua manutenção.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.