Curitiba lança novos editais culturais no valor de R$ 3,1 milhões

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, lançou na sexta-feira (22) dez editais com recursos do Fundo Municipal da Cultura, com valor total de R$ 3.170.000.

Foto: Cido Marques/FCC

Os editais são voltados para áreas específicas – artes cênicas, dança, artes visuais, quadrinhos, folclore e patrimônio – e também para montagem de programação nas dez regionais de Curitiba, para projetos de ações afirmativas em todas as linguagens artísticas e para o Carnaval 2023.

As inscrições podem ser feitas até às 12 horas do dia 12 de agosto de 2022, exceto para o edital do Carnaval, cujas inscrições vão até 1º de agosto.

Os editais estão disponíveis para consulta no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Oficina explica como se inscrever e formatar os projetos

Na segunda-feira (25), a Fundação Cultural de Curitiba promoverá uma Oficina On-line de Formatação de Projetos Culturais já com informações e orientações sobre os novos editais do Fundo Municipal da Cultura.

A oficina será transmitida pelo canal da Fundação Cultural de Curitiba no Youtube , com início às 19h. Durante a live é possível tirar dúvidas pelo chat. Depois, o vídeo ficará disponível no Youtube. 

Editais abertos do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba

1) Edital de Ações Culturais Afirmativas
Para projetos em quatro modalidades: igualdade racial, direito das mulheres, direitos das pessoas com deficiência e diversidade sexual. Os projetos podem ser apresentados em qualquer linguagem artística (artes cênicas, literatura, audiovisual, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, e folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais).

2) Edital de Carnaval de Curitiba 2023
Serão contemplados projetos em quatro modalidades: projetos das Escolas de Samba do Grupo Especial, Escolas de Samba do Grupo de Acesso, Escola de Samba Iniciante e Blocos Carnavalescos.

3) Edital Solar 2023 – Dança
O edital selecionará quatro projetos em três modalidades: solos de dança, duplas de dança e coletivos de dança, visando a criação e a produção de montagens coreográficas inéditas.

4) Edital de Conservação e Restauro
Escola de Patrimônio 2023 – Consiste na contratação de sete projetos de oficinas, workshops, masterclass e cursos de curta duração voltados a ações de conservação e restauro de bens culturais móveis, como acervo em papel (desenhos gravuras, manuscritos, obras raras), fotografias de arte sacra, pinturas de cavalete, esculturas, murais, entre outros, bem como a difusão de conceitos, prática e estudos de caso relacionados ao patrimônio em todas as suas vertentes. Os projetos devem ser inéditos. 

5) Edital Curitiba Multiétnica e sua Riqueza Cultural – Folclore
Destinado a projetos voltados ao desenvolvimento e difusão de produtos culturais de folclore em três modalidades: Projetos de teatro, dança, poesia, canto e contação de histórias; projetos de opção de culinária tradicional folclórica; e projetos de artesanato. As ações deverão ser executadas no Pavilhão Étnico de Curitiba – Memorial de Curitiba.

6) Ocupação de Espaços Expositivos da FCC 2023/2024
Contempla projetos de exposições no Museu da Fotografia, no Museu da Gravura e no Museu Municipal de Arte em 2023. 

7) Edital de Patrimônio Imaterial 2023
Serão selecionados projetos de exposição cultural itinerante sobre cultura africana e cultura afro-brasileira em Curitiba; o outro, em um documentário audiovisual sobre cultura indígena em Curitiba.

8) Edital de Publicação de Quadrinhos
Projetos nas áreas de cartoons, caricatura, charges, ilustração e animação (física ou virtual).

9) Edital Circuito de Arte e Cultura nas 10 Regionais
Para realização de projetos nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais, folclore e cultura popular nos bairros de Curitiba. 

10) Edital Fomento e Difusão em Artes Cênicas 2023
Selecionará projetos de espetáculos teatrais, sendo dois voltados à infância e juventude, no Auditório Antônio Carlos Kraide, quatro para o público adulto no Teatro Novelas Curitibanas, seis produções de teatro e circo no Memorial de Curitiba e cinco de teatro de formas animadas. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.