Curitiba vai começar a fazer mais testes com ônibus elétricos, dessa vez com os veículos da empresa Electra. Em evento nesta quinta-feira (18), o prefeito Rafael Greca (PSD) anunciou o início dos testes do ônibus, que vai operar na linha Interbairros II.
“A eletromobilidade é uma tendência do mundo inteiro diante do aquecimento global. É do nosso entendimento que, colocando ônibus elétricos desde já a serviço da população, nós vamos melhorar o ar em Curitiba. Estamos testando todos os tipos de tecnologia disponíveis no mercado mundial”, afirmou o prefeito.
Ônibus elétricos em Curitiba
Os testes com a Electra integram o cronograma de testes de veículos 100% elétricos que servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.
De acordo com a prefeitura, serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus, que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.
No último mês, tiveram início os primeiros testes técnicos com um ônibus elétrico da chinesa BYD no transporte coletivo. O modelo articulado circulou, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste. Nos próximos dias devem começar os testes com a fabricante brasileira Eletra.