Curitiba vai ganhar praça com mirante no aniversário de 330 anos

Curitiba deverá ganhar uma praça equipada com mirante, no alto do bairro Vista Alegre, como um dos marcos pela passagem dos seus 330 anos. A estrutura será montada no terreno, de propriedade do município, circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski.

Ilustração: Ippuc

“Faremos ali a Praça da Araucária, com um mirante debruçado sobre a estonteante vista da Serra do Mar e o skyline de Curitiba no momento em que raia o ano de 330 da nossa grande cidade. Imaginamos entregar este espaço como um presente de Natal no ano do aniversário de 330 anos de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.

O projeto, de autoria dos arquitetos Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), foi apresentado e aprovado pelo prefeito nesta terça-feira (10), em reunião no instituto.

Leia também:

A implantação e preservação de áreas verdes, que servem como espaços de lazer e convivência da população, fazem parte do Curitiba Viva Bem, uma série de políticas públicas com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. 

Estrutura

De acordo com Mauro Magnabosco, o mirante será construído em aramada, similar à da Ópera de Arame, de forma a permitir a permeabilidade do terreno. “Será uma praça com total transparência para valorizar a vista no local”, disse.

A estrutura será implantada com o aproveitamento da topografia do local que apresenta desnível de cerca de 10 metros entre as ruas da Antoniassi e Roberto Barrozo.

“Para garantir a acessibilidade, o mirante terá uma rampa de 220 metros de comprimento com, no máximo, 8% de declividade distribuída no terreno de forma que permita o acesso a todos. A rampa contará ainda com patamares para descanso”, explicou Magnabosco. O acesso ao mirante também poderá ser feito por uma escadaria.

A implantação deverá ser feita com o suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e custeada com recursos próprios do município.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.