Curitiba quer ações integradas com RMC para frear avanço da covid-19

Representantes da Prefeitura de Curitiba se reuniram nesta segunda-feira (31) com lideranças de municípios da Região Metropolitana, em mais um esforço para promover medidas conjuntas de combate à expansão da pandemia da covid-19. A falta de adesão das cidades vizinhas compromete os resultados necessários para redução da expansão da doença, além de manter a pressão da rede de saúde da capital.

Daniel Castellano / SMCS

Na reunião por videoconferência, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) discutiu a minuta de decreto que busca servir de base para cidades da Grande Curitiba ampliarem as restrições neste momento de agravamento da covid-19.

A base do documento é o decreto municipal nº 940/2021, que estabeleceu a bandeira vermelha em Curitiba e entrou em vigor no último sábado (29). A expectativa é a de que os municípios façam os ajustes necessários de acordo com a realidade de cada um.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca, que também é presidente da Assomec, reiterou a importância dos municípios da Grande Curitiba adotarem as medidas de ampliação das restrições de circulação. 

“Quanto mais alinhadas estiverem as ações da Região Metropolitana melhores serão os resultados no combate à pandemia. Não tem sentido uma cidade restringir atividades e outras deixarem livre. Aí o vírus vai continuar circulando”, argumentou Pimentel, que é coordenador municipal de Ações Integradas com a Região Metropolitana de Curitiba.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, também pediu durante o encontro que os municípios metropolitanos adotem as restrições previstas na bandeira vermelha de Curitiba. “É o pior momento que estamos vivendo. É, realmente, a quarta onda. Nosso sistema de saúde está no limite”, alertou ela.

Segundo Márcia, o sistema está sobrecarregado, não só pelo crescimento de casos de covid-19, mas também pelo alto número de casos de traumas.  “No caso dos traumas, 65% dos atendimentos são de pessoas vindas da Região Metropolitana, que atendemos nas nossas unidades”, frisou.

Márcia ainda detalhou as medidas assertivas de ajustes na rede de atendimento à saúde de Curitiba a fim de reforçar o combate à pandemia.

“Precisamos concentrar esforços nos casos graves. Por isso, os prontos-socorros atenderão, a partir desta segunda-feira, apenas pacientes com casos graves encaminhados pelos serviços de saúde como Samu e Siate”, contou ela. Além disso, UPAs viraram unidades para internamentos de covid-19 e algumas unidades básicas de saúde passarão atender casos de urgência e emergência.

Apoio

Prefeitos da Região Metropolitana pediram que os demais municípios da Grande Curitiba sigam as medidas de restrição da capital e anunciaram, já durante a videoconferência, que nesta segunda-feira (31) irão publicar seus decretos. “Eu já vinha acompanhando os decretos da capital e vou continuar adotar as medidas para proteger a população da covid”, afirmou Claudio Casagrande, prefeito de Campo Magro.

Segundo James Valério, prefeito de Rio Negro, todos precisam fazer a sua parte para controlar a pandemia. “Temos que nos mobilizar e, por mais que sejam amargas, as medidas de restrição de circulação são importantes para reduzir internações e mortes por conta da covid”, argumentou.

O encontro por videoconferência teve a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e representantes de 29 municípios da RMC e do Litoral, bem como da assessora especial do gabinete do Prefeito de Curitiba, Cibele Fernandes Dias; do médico Vinicius Filipak, diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); e da médica Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa.

Também participaram da reunião por videoconferência os prefeitos Gerson Colodel (Almirante Tamandaré, que coordenou o encontro), Helder Lazarotto (Colombo), Bihl Zanetti (Campina Grande do sul), Margarida Singer (São José dos Pinhais), Luiz Antônio Biscaia (Mandirituba), Nassib Hammad (Fazenda Rio Grande), Everton Vizentin (Campo do Tenente), Josima Fróes (Piraquara), Neneu Artigas (Itaperuçu), Jesse Zoellner (Agudos do Sul), Maicon Grosskoff (Piên), José Moreira (Tijucas do Sul), Marcos Zanetti (Balsa Nova), José Moura (Quitandinha), Karime Fayad (Rio Branco do Sul), Maurício Rivabem (Campo Largo), Patrick Magari (Cerro Azul), Vandir Rosa (Adrianópolis), Antônio Gusso (Bocaiúva do Sul), Hissam Dehaini (Araucária), Antônio Dignera (Contenda), Moises Silva (Doutor Ulysses), Marly Fagundes (Pinhais), Loreno Tolardo (Quatro Barras), Marco Baldão (Tunas do Paraná) e Roberto Justus (Guaratuba).

Informações da assessoria de imprensa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.