Curitiba é a segunda cidade com mais startups mapeadas no Brasil em 2022

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Curitiba é a segunda cidade com mais startups mapeadas no Brasil em 2022, como aponta o Mapa das Startups 2022 da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Pelo estudo, a capital paranaense é o lar de 4,7% das startups brasileiras, atrás apenas de São Paulo (SP), sede de 23% das empresas dessas empresas de base tecnológica.

Foto: Arquivo/SMCS

Desde 2021, a capital paranaense também ocupa o 2º lugar nacional entre as cidades com melhor ecossistemas para as startups. O resultado consta no Startup Ecosystem Index Report, ranking global que aponta os melhores ecossistemas para surgimento e crescimento de empresas de base tecnológica.

“Estes resultados nos alegram porque apontam a relevância das ações da Prefeitura de Curitiba e do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, para o aumento das startups na cidade em um ambiente amigável para seu desenvolvimento”, diz a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.

Perfil das Startups

O estudo da Abstartups também aponta que Curitiba soma 63,8% das startups paranaenses.

Além disso, faz uma análise do perfil das startups brasileiras: 45,8% delas foram criadas a partir de 2020 e que a maioria (68,7%) conta com até dez colaboradores. Do total, 11,8% possuem negócios no exterior, 23,5% possuem registro de patente e 56,2% já pivotaram o negócio, ou seja, já mudaram a direção de um negócio mantendo a mesma base para atingir êxito.

Veja também:

O levantamento foi realizado com os dados coletados entre agosto e outubro do ano passado. Fo utilizada uma amostra de 1.753 respostas, com participação de 266 cidades brasileiras, com um nível de confiança de 99% e margem de erro de 3%, com base referencial de 14.000 startups, informa a associação.

Ecossistema consolidado

As ações do Vale do Pinhão para consolidar o ecossistema de inovação da cidade para transformá-la em referência em desenvolvimento econômico sustentável têm contribuído para ampliar a atratividade de Curitiba para as startups.

Por meio do Vale do Pinhão e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, as startups contam com uma rede de apoio que vai desde as capacitações, com cursos, consultorias e mentorias, como a oportunidade de mostrar as propostas a investidores e a população em geral, em eventos como a Feira de Inovação, no Calçadão da XV, os pitchs e exposição na Smart Plaza do Vale do Pinhão, e a competição entre startups de todo o Brasil, o Pitch Live Vale do Pinhão. 

Worktiba e Tecnoparque

Também são essenciais para o fomento do ambiente de startups de Curitiba várias iniciativas da Prefeitura, como o Worktiba, os primeiros coworkings públicos municipais do país, e a retomada de programas municipais como o Tecnoparque, que beneficia as empresas de base tecnológica com a redução da cobrança do ISS, de 5% para 2%.

“Desde 2018, quando o Tecnoparque foi relançado pelo prefeito Rafael Greca, o benefício fiscal de Curitiba permitiu às empresas às empresas de base tecnológica reinvestirem R$ 280,7 milhões nos próprios negócios, para que ampliem seus projetos, contratem mais e movimentem a economia local”, explica Cris Alessi.

Além disso, Curitiba também conta com a força de trabalho altamente qualificada, universidades referências nacionais, diversidade de indústrias, empreendedores na busca constante de novos produtos e serviços e parceiros públicos e privados profundamente engajados.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.