Curitiba vacina crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19 nesta segunda

Visando garantir a continuidade da vacinação contra a covid-19 das crianças de 3 e 4 anos, Curitiba está direcionando todo o estoque remanescente do município do imunizante da marca Coronavac exclusivamente para este público. Com isso, a vacinação desta faixa etária na capital paranaense será realizada exclusivamente em dez pontos de vacinação a partir de segunda-feira (24). Confira os locais. 

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A medida leva em consideração que esta é a única marca de imunizante disponível para a vacinação deste público atualmente, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Por outro lado, demais faixas etárias podem utilizar imunizantes de outras marcas, de acordo com o plano nacional.

Após a vacinação anticovid das crianças de 3 e 4 anos ter sido autorizada pelo Ministério da Saúde com Coronovac, houve a indicação para a utilização do saldo remanescente do imunizante desta marca disponível nos estados e municípios para iniciar a campanha. Após isso, porém, não houve o envio suficiente de Coronavac pelo Ministério da Saúde para cobrir todo o restante do público-alvo.

Com isso, os estoques desta marca ficaram críticos em todo o país e vários municípios passaram a enfrentar dificuldades recentemente, tendo que suspender a vacinação infantil desta faixa etária, como é o caso do Rio de Janeiro e Distrito Federal. No Paraná; Ponta Grossa, Paranavaí e Cascavel já suspenderam a vacinação infantil para esta faixa etária. 

“Estamos reservando todo o nosso estoque de Coronovac para as crianças de 3 e 4 anos, com o intuito de tentar não precisar suspender a vacinação para esse público”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “Os demais públicos podem ser vacinados com outras marcas de imunizantes, de acordo com o PNO, sem problemas”, explica.

A medida acontece mesmo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já ter liberado a vacinação com Pfizer de tampa cor vinho para crianças de 6 meses a 4 anos. Apesar desta liberação, o Ministério da Saúde ainda não incorporou esta nova vacina no PNO e tampouco comprou e liberou doses desse imunizante aos estados e municípios.

“Por enquanto, apenas a Coronovac segue disponível para crianças de 3 e 4 anos, segundo o PNO”, reforça Beatriz. “Imunizante que segue com estoque crítico em todo o país”, complementa.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba enviou ofício nos últimos quinze dias ao Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e entidades representativas, tais como Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), expondo a situação e solicitando novas doses de Coronovac.

Atualmente, o município conta com cerca de 7 mil doses de Coronavac em estoque. O público-alvo de crianças de 3 e 4 anos é 43,5 mil pessoas, sendo que 17,7 mil receberam a 1ª dose. Destas, 7,6 mil receberam também a 2ª dose. Em média, 120 crianças desta faixa etária buscam se vacinar contra covid-19 por dia em Curitiba, com primeira ou segunda dose.

Pontos de vacinação

Para melhor aproveitamento das doses de Coronovac disponíveis, a vacinação das crianças de 3 e 4 anos será realizada, a partir de segunda-feira (24/10), em Curitiba, exclusivamente em dez unidades de saúde, uma por distrito sanitário. A vacinação acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Veja abaixo os locais de vacinação.

A partir desta sexta-feira à noite (21), o site Imuniza Já também mostrará a lista com os dez pontos de vacinação para crianças de 3 e 4 anos, válida a partir desta segunda-feira (24/10).

Esta não é a primeira vez, desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em janeiro de 2021, que Curitiba precisou lançar mão deste tipo de estratégia, para melhor aproveitamento de doses por conta do estoque disponível.   

A lista completa, com os pontos de vacinação contra a covid-19, influenza e calendário de rotina para todos os públicos, pode ser conferida no site Imuniza Já Curitiba. As crianças de 3 e 4 anos, que precisam buscar vacinação de rotina ou influenza, podem se vacinar em 106 unidades. A concentração em dez pontos vale apenas para a vacina contra a covid-19 desta faixa etária.

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Visitação
Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Santa Felicidade
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1495 – Vila Guaíra

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Abranches
Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.