Curitiba vai receber II Jogos Brasileiros para Transplantados

Pela segunda vez na história, Curitiba vai ser sede dos Jogos Brasileiros para Transplantados. A primeira edição aconteceu em 2019 e a segunda vai ser neste ano, de 1º a 4 de setembro. A data das inscrições ainda está sendo definida.

Foto: Divulgação

Os Jogos Brasileiros para Transplantados são realizados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Transplantados (ABTx).

As competições deste ano serão no Velódromo de Curitiba, no Centro de Esporte e Lazer Xaxim e no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser (Oswaldo Cruz) e vão reunir cinco modalidades: ciclismo, natação, corrida, tênis e triathlon. 

Em março, uma reunião entre o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, com o diretor regional da ABTx Paraná, Rodrigo Swinka, o diretor de Esporte da Smelj, Helton Stais, e o vereador Marcelo Fachinello definiu os detalhes para a realização dos II Jogos Brasileiros para Transplantados em Curitiba. 

O diretor regional da ABTx Paraná, Rodrigo Swinka, explicou que o principal objetivo da competição é a conscientização sobre doação de órgãos. Um doador de órgão pode salvar até oito vidas.

“Queremos divulgar o assunto e conversar com as famílias sobre o desejo de doar órgãos”, explicou Swinka, que recebeu um rim doado pela mãe há 23 anos.

Os órgãos que podem ser doados são córneas, rins, coração, pulmão, fígado, ossos, tecidos (pele) e medula óssea.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.