Cursos grátis da Oficina Verde serão feitos na Cinemateca

Os cursos e atividades da Oficina Verde, evento paralelo à Oficina de Música de Curitiba voltado às práticas ambientais e de sustentabilidade, mudam de endereço nesta 39ª edição e serão realizados, de 20 a 28 de janeiro, na Cinemateca, no São Francisco.

Foto: Cido Marques/FCC

Toda a programação da Oficina Verde é grátis. As inscrições para os cursos já podem ser feitas no site do evento até 17 de janeiro.

No site, o interessado deve procurar pelo ícone Cursos, e rolar o cursor até Oficina Verde e escolher o curso. Professores e alunos deverão seguir os protocolos sanitários contra a covid-19 e o uso de máscara durante as aulas é obrigatório.

Nas edições anteriores, a Oficina Verde aconteceu no pátio da Capela Santa Maria, no Centro. A mudança para a Cinemateca agrega a exibição de filmes ao evento.   

Cursos e feiras

De jardinagem, passando por de compostagem doméstica à gestão de resíduos em eventos culturais, ou ainda instalação de jardim de mel com abelhas sem ferrão, os cursos da Oficina Verde são variados e acontecerão no jardim a céu aberto, dentro da Cinemateca de Curitiba. 

Um dos destaques é o curso de gestão de resíduos em eventos, que ensina como reduzir a produção de lixo desde uma simples festa de aniversário a um show de rock. O curso é voltado a qualquer pessoa, especialmente produtores culturais e será no dia 21 de janeiro, às 14h30. 

A programação também conta com feiras de troca de roupas, calçados e acessórios, e coleta de material reciclável por uma associação de catadores local.

Na tela

Os filmes e mostra da programação da Oficina Verde na Cinemateca começam no dia 18 de janeiro, com a exibição da animação infantil Brichos: a Floresta é Nossa. O filme fala sobre habitantes da Vila dos Brichos que precisam decidir o futuro da cidade, ameaçada de perder sua floresta para investidores terroristas internacionais. 

O diretor Paulo Munhoz estará na Cinemateca para acompanhar a exibição do seu filme Brichos: a Floresta é Nossa, programado para às 14h30.

No dia 22 de janeiro haverá uma mostra de documentários em curtas-metragens com temática ambiental. Das 14h30 às 17h30, serão exibidos seis documentários de curta duração produzidos em diferentes anos e décadas. 

Confira a programação da Oficina Verde 2022, na Cinemateca de Curitiba

Cursos e feiras

Dia 20 de janeiro – 14h30
Compostagem doméstica
Iracema Bernardes
Resíduos orgânicos do dia a dia podem virar adubo para as plantas. Aprenda a manejar o lixo doméstico e a fazer composteiras ou minhocário com baldes e outros recipientes mesmo dentro de apartamentos. 

Dia 21 de janeiro – 14h30
Gestão de resíduos em eventos culturais
Jessica Pertile – bióloga
Meios práticos e eficientes de reduzir e separar os resíduos em quaisquer tipos de eventos, desde aniversário infantil a um grande show de rock. 

Dia 22 de janeiro

15h30
A Experiência de Meditar, uma forma de voltar à normalidade
Soraya Molina
A vida pós-pandemia. Como voltar ao convívio social depois de quase 2 anos de isolamento? A meditação nos leva ao estado de presença, e nos alivia de medos, fobias, ansiedade.

14h às 17h30
Feira de Trocas Sustentroka
Troque itens como roupas, calçados, acessórios, vasos, plantas, livros, gibis, figurinos, tecidos, fantasias, adereços, cenografias, ferramentas, entre outros. Separe seus objetos e divirta-se!

14h às 17h30
Coleta de lixo eletrônico e recicláveis
Associação dos Catadores de recicláveis
De eletrônico a revistas velhas, traga seus objetos e materiais que não têm mais serventia para você, mas que podem ajudar várias famílias de catadores!

14h às 17h30
Artesanato indígena e produtos naturais
Produtos naturais e orgânicos de comunidades sustentáveis de indígenas da região. Seu consumo fortalece pequenos produtores locais.

14h
Orquestra Novva
Regência de Gabriel Paessens

Dia 25 de janeiro -14h30
O Caminho das Ervas – Pequeno percurso para o autocuidado
Janaina Felini
Como as plantas atuam no campo energético, promovendo bem estar e saúde emocional através da natureza.

Dia 26 de janeiro – 14h30
Revitalização de jardins, vasos e plantas
Mago Jardineiro
Podas e plantios de ervas e flores nativas que atraem abelhas sem ferrão. Maneiras de cultivar em casa essas espécies um jardim que traz beleza, saúde e bem estar


Dia 27 de janeiro -14h30
Micro jardinagem
Iracema Bernardes
Traga seu vaso com terra e se quiser, mudas de suculentas ou outras plantas para uma aula de jardinagem lúdica, afetiva e de conscientização. 

Dia 28 de janeiro -14h30
Instalação de colmeia de abelhas nativas
Felipe Thiago de Jesus
Acompanhe o passo a passo da instalação da caixinha de abelhas no pátio da Cinemateca, do programa Jardins de Mel de Curitiba e conheça a importância e benefícios das abelhas nativas. 


Filmes e mostras 

18 de janeiro – 14h30
Brichos: a Floresta é Nossa!
Com a presença do diretor Paulo Munhoz
 

22 de janeiro- Das 14h às 17h30
Meio Ambiente na Tela – curtas 

ECOLOGIA, de Leon Hirszman
SUBPAPÉIS, de Luiz Eduardo Jorge
DE KRAJCEBERG A CHICO MENDES, de Aluisio Didier
XETÁ, de Fernando Severo
ENCONTRO DAS ÁGUAS, de Evaldo Mocarzel
LUTZENBERGER: FOR EVER GAIA, de José Lutzenberger e Otto Guerra

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.