A Defesa Civil de Curitiba faz um alerta para a possibilidade da capital e outras cidades do Paraná serem atingidas, nas próximas horas, por um ciclone extratropical. O fenômeno está em desenvolvimento sobre o Rio Grande do Sul e se desloca rapidamente para o estado.
Segundo o boletim meteorológico do Simepar, os ventos fortes começam na tarde desta quarta-feira (12) e se intensificam na quinta-feira (13), podendo chegar a rajadas de até 70 km/h sobre a Região Metropolitana e, principalmente, sobre Curitiba.
- Santa Catarina tem microexplosão antes de passagem de ciclone
- Ciclone no Paraná: ventos de até 100 km/h podem atingir o estado
“A intensa ventania prevista para a capital pode ocasionar destelhamentos, queda de árvores e postes de iluminação pública”, alerta o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.
De acordo com Ribeiro, o essencial é ter atenção para alguns pontos antes de qualquer situação de tempestades e ventos. “Os veículos de comunicação e o aplicativo Curitiba APP da Prefeitura trazem informações, em tempo real, sobre as rajadas de vento, a intensidade, se está chovendo e o volume de água”, explica.
Telefones para ocorrências do ciclone em Curitiba
É fundamental evitar localidades onde existam ocorrências provocadas pelas chuvas e vendavais. “O ideal, se possível, é adiar a saída de casa, a pé ou de carro. É melhor atrasar ou desmarcar um compromisso do que sair de casa em meio a situações climáticas adversas”, complementa o coordenador da Defesa Civil.
Em uma emergência ou se tiver dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil. Para retirada de árvores da via pública, o contato é a Central 156 de Atendimento ao Cidadão.