A investigação da morte do adolescente Caio José Ferreira de Souza Lemes, de 17 anos, morto pela Guarda Municipal em Curitiba, tem um novo capítulo. O depoimento do GM Anderson Bueno, que estava na operação, revelou detalhes de como tudo teria acontecido.
Caio José foi morto no dia 25 de março, no bairro Campo Comprido, após uma suposta abordagem da GM. Ele estudava no Colégio Estadual Júlia Wanderley e trabalhava como jovem aprendiz em uma empresa de telemarketing.
No depoimento, prestado na segunda-feira (3), Anderson Bueno afirmou que a equipe estava fazendo uma abordagem corriqueira contra três pessoas, e Caio não estava entre elas. O adolescente teria vindo de um bosque e se deparado com a viatura e, assustado, correu.
Bueno e outro GM, Edmar Junior, correram atrás de Caio, enquanto Edilson Pereira da Silva, o terceiro integrante, entrou dentro da viatura e alcançou Caio antes dos colegas.
Após isso, Edilson teria batido o veículo em uma mureta. Bueno conta que Caio parou de correr e se entregou, colocando a mão na cabeça e deitando no chão.
Anderson Bueno ouviu o disparo e ouviu Edison lamentando a situação e se arrependendo do tiro.
Faca foi plantada no local, diz GM
No depoimento, Bueno negou que Caio estivesse armado com uma faca, contrariando o que os GMs falaram no boletim de ocorrência após o caso. Ele afirma que a faca foi plantada no local, e que ela tinha sido apreendida em uma abordagem anterior.
Edilson Silva, apontado como o autor do disparo que matou Caio, é investigado por homicídio culposo e fraude processual.
O outro agente, Edmar Junior, também é investigado por fraude processual.
Anderson Bueno foi ouvido como testemunha e não é investigado, pois o delegado Eric Guedes entende que ele não cometeu fraude processual. Ele não havia prestado depoimento na Central de Flagrantes após Caio ser baleado e não participou da confecção do Boletim de Ocorrência.
Os guardas seguem afastados da corporação.
Leia mais sobre o caso:
- GM que atirou em adolescente disse ‘putz, acabei disparando’, diz testemunha
- Vídeo mostra guardas municipais correndo atrás de adolescente em Curitiba
- Guarda Municipal revela que faca foi plantada após adolescente ser morto
- Mãe de adolescente morto pela Guarda Municipal desabafa: ‘eu quero respostas sinceras’