Dia Mundial da Abelha mostra importância da espécie para o meio ambiente

Você sabe qual é a função de uma abelha no meio ambiente? O Dia Mundial da Abelha, comemorado nesta sexta-feira (20), foi criado para lembrar da importância desta espécie fundamental para o ecossistema. Em Curitiba, o programa Jardins de Mel promove a reflexão sobre a importância do inseto.

Criado em 2017, o Jardins de Mel está espalhando caixas de colmeias por vários pontos da cidade, como parques, praças, zoológico e hortas urbanas, com o objetivo de tornar a população mais consciente sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta. São, aproximadamente, 100 unidades de Jardim de Mel, com mais de 150 caixas instaladas. Para a Semana do Meio Ambiente, em junho, estão previstas entregas de cinco novos espaços do programa.

“Além de contribuir com o repovoamento das espécies de abelhas nativas, os jardins de mel transformaram essas abelhas sem ferrão em mensageiras da importância da conservação da biodiversidade em Curitiba, pela visibilidade que os espaços trazem ao tema e pelas oportunidades de promover educação ambiental”, afirma o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

No caso das hortas urbanas, esses insetos também ajudam, por meio da polinização, a aumentar a qualidade e a produção das hortaliças plantadas pelos agricultores urbanos, mesmo para as culturas que se polinizam de forma autônoma.

“As abelhas contribuem para a perpetuação das matas nativas e de toda fauna da nossa região. Os insetos polinizadores, em especial as abelhas, são de vital importância para os ecossistemas e a agricultura. A Floresta Atlântica, onde nós estamos, depende noventa por cento das abelhas nativas”, explica o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da SMSAN e idealizador do projeto Jardins de Mel, Felipe Thiago de Jesus.

Informações da Prefeitura de Curitiba