Em celebração ao Dia do Trabalho, Curitiba tem oferta de vagas de emprego e cursos

Começou a funcionar nesta sexta-feira (29) um posto temporário do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Shopping Estação, no Centro de Curitiba. Até 3 de junho, a unidade vai atender os trabalhadores que buscam uma vaga de emprego.

A abertura do posto temporário abre a programação da Prefeitura em comemoração ao Dia do Trabalho, 1º de maio. Coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), a programação traz ainda a oferta 2.782 vagas em 33 cursos gratuitos de desenvolvimento profissional e comportamental ofertados em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola (CIEE), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR) e a Fecomércio. Sete cursos são novos na grade do programa Liceu de Ofícios. 

Oficinas no Fab Lab, orientação a jovens atendidos pela FAS para cursos e cadastro de currículos em portais de vagas de emprego e acesso a benefícios sociais, além do início das aulas do curso Microempreendedor, voltado para pessoas que possuem Cadastro Único, também fazem parte das ações comemorativas ao 1º de Maio.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, destaca também a importância do Sine para a colocação das pessoas que buscam uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Com o posto inaugurado nesta sexta-feira, Curitiba passa a contar com 12 unidades municipais de atendimento ao trabalhador.

Posto do Sine abre com atendimento às mulheres

Até o dia 7 de maio, o posto do Sine do Shopping Estação vai atender exclusivamente mulheres, uma maneira de também comemorar o Dia das Mães. Serão feitos encaminhamentos para as vagas de emprego ofertadas por lojistas, principalmente para as mães que buscam oportunidades de trabalho.

Durante todo o mês de maio, a equipe da FAS estará no shopping orientando a população sobre vagas ofertadas na Rede Sine Fácil, Carteira de Trabalho Digital, vagas em cursos de qualificação profissional e outros programas e serviços para acesso ao primeiro emprego e aprendizagem.

A unidade funciona no piso L2 do shopping, ao lado do teatro Ebanx Regina Vogue. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 14h. 

Fab Lab

No Fab Lab Cidadania do Cajuru, a população poderá participar de três oficinas presenciais: Introdução à Impressão 3D e Introdução ao Corte a Laser. Na primeira delas, no dia 9, das 14h às 17h, os participantes vão conhecer uma impressão 3D e ter a oportunidade de configurar arquivo para impressão no software, além de acompanhar o processo de produção de um objeto.

Na oficina Introdução ao Corte a Laser os participantes vão aprender conceitos básicos, além de configurar e acompanhar a execução de um projeto no equipamento. O curso será realizado em 25 de maio, das 14h às 17h.

As inscrições para as duas oficinas devem ser feitas no Portal Aprendere.

O Fab Lab promoverá ainda o Encontro Maker, em 26 de maio, às 15h. O evento on-line terá como tema a Introdução à Eletrônica Flexível e contará com a participação do convidado Jonathan Costa Negri, engenheiro eletrônico, mestre em engenharia elétrica e doutorando em nanociência e materiais avançados.

A transmissão será pelos canais do Vale do Pinhão e da FAS no YouTube. As inscrições devem ser feitas online.

Apoio aos jovens

Jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela FAS também terão atendimento especial durante o mês do trabalhador. Eles serão orientados sobre como cadastrar currículos em portais de vagas de emprego, como se cadastrar em sites de acesso a benefícios sociais, além de receber informações para cursos de Informática Básica.

A ação vai acontecer no Sesc Paço Municipal, Centro, nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio, das 15h15 às 16h15.

Cursos gratuitos

Para quem quer se capacitar a FAS ofertará durante todo o mês 33 cursos em toda a cidade, com turmas pela manhã, tarde e noite. Sete deles são novos na grade do programa Liceu de Ofícios, A arte do bem falar, Autoestima e motivação, Auxiliar de Serviços de Panificação, Auxiliar de Confecção, Auxiliar de Mecânica Industrial, Marcenaria e Garçon.

Os cursos serão ofertados em parceria com a Fiep, Fecomércio e CIEE. As inscrições para todos os cursos devem ser feitas no Portal Aprendere. Mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3250-7442.

Cursos Fiep
Auxiliar Administrativo
Auxiliar de Produção de Alimentos
Auxiliar de Serviços de Panificação
Auxiliar Administrativo
Auxiliar Administrativo / futuro profissional
Auxiliar de Confecção
Auxiliar de Informática
Auxiliar de Mecânica Industrial
Marceneiro

Cursos CIEE
A Arte do Bem Falar         
Atitudes Comportamentais / Empregabilidade
Autoconhecimento
Autoestima – Motivação    
Auxiliar Administrativo – Administração / Gestão de Documentos 
Auxiliar Administrativo – Ênfase em Vendas   
Auxiliar Administrativo – Ênfase em Recursos Humanos    
Auxiliar Administrativo – Financeiro/ Contábil 
Como Ter Sucesso nos Processos Seletivos / Entrevistas e Elaboração de Currículo 
Educação Financeira       
Ênfase em Vendas
Empreendedorismo Criativo       
Ética nas Redes Sociais  
Financeiro/ Contábil
Informática Básica
Inteligências Múltiplas no Sucesso Pessoal e Profissional  
Marketing Pessoal – A Arte de se Relacionar Bem    
Projeto de Vida Pessoal e Profissional
Qualidade no Atendimento ao Público: Presencial e Telefônico   
Superando a Timidez, Desenvolvendo a Criatividade

Curso Fecomércio
Garçom

Informações da Prefeitura de Curitiba