Em comemoração ao Dia da Árvore, Curitiba fará distribuição simultânea de dez mil mudas

Para comemorar o Dia da Árvore, na próxima quarta-feira (21), as regionais de Curitiba farão a distribuição de dez mil mudas nativas à população. A ação, que já acontece mensalmente, faz parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e será, pela primeira vez, simultânea.

Cada administração regional terá mil mudas nativas para entregar aos interessados. A distribuição começa às 9 horas e dura até as mudas acabarem. Somente na Regional Boqueirão a distribuição começa à tarde. “A procura é sempre muito grande, acreditamos que, mais uma vez, devem esgotar-se rapidamente”, conta o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Além do Dia da Árvore, a data marca o terceiro ano de plantios do Desafio 100 Mil Árvores, iniciado em 2019. “E é uma forma de agradecer à população curitibana, sempre tão engajada nas causas ambientais e em deixar a nossa cidade mais verde”, diz Roloff.

Para plantar

Haverá espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, entre outras. Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.

“É preciso respeitar as normas de urbanização da cidade”, explica o diretor. O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. 

Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

Reforço

Quem mora no Mossunguê, nas proximidades da empresa de ônibus Rimatur, na BR-277 km 2,1875, também pode buscar mudas nativas por lá. Em parceria com a Prefeitura, serão distribuídas 300 mudas das 10h às 16h. 

Onde buscar a sua muda?
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700
REGIONAL BOA VISTA – Av. Paraná 3.600
REGIONAL BOQUEIRÃO – Av. Marechal Floriano Peixoto 8430 (à tarde)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101 
REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n 

*A distribuição começa às 9h e dura até o fim dos estoques

Informações da Prefeitura de Curitiba