Em Curitiba, pessoas com sintomas respiratórios podem ligar para central de saúde

Neste fim de ano, a Central 3350-9000, em Curitiba, segue com atendimento telefônico diário, das 8 horas às 20 horas, como meio prioritário para o atendimento aos curitibanos em caso de sintomas respiratórios.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que a Central seja acionada nos casos em que o cidadão tenha sintomas leves (sem falta de ar), para atendimento com profissionais da Saúde sem precisar sair de casa. 

Esse atendimento por telefone avalia cada caso e instrui as medidas e orientações necessárias em cada situação, que podem incluir recomendação de isolamento, prescrição de medicamento e, conforme o quadro, até o encaminhamento para outro ponto de atendimento do SUS Curitibano. 

A SMS reforça que não é necessário procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para sintomas respiratórios. Essa medida dá mais conforto e agilidade no atendimento dos usuários que apresentam sintomas e evita sobrecarga nas UPAs, destinadas a casos de urgência e emergência, principalmente relacionados a casos com risco iminente de morte.  

“A procura pela Central 3350-9000 também contribui para evitar a transmissão de doenças como a covid-19 e a gripe, visto que o usuário com sintomas não precisa sair de casa, em um fluxo adequado”, diz o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da SMS, Pedro Almeida.

Almeida diz que o atendimento pela Central também colabora para o melhor atendimento em toda a rede nesse período das festas de fim de ano.

Quando ligar

No caso de sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar, a pessoa deve entrar em contato com a Central pelo telefone (41) 3350-9000 e seguir as orientações dos profissionais da Saúde. O atendimento é feito todos os dias da semana, das 8h às 20h.

Além da Central, até esta quinta-feira (30), Curitiba mantém 21 Unidades de Saúde abertas das 8 horas às 17 horas para outros atendimentos como enfermagem, consulta médica, odontológica, vacinas e dispensação de medicamentos. Confira a lista das Unidades de Saúde em atendimento.

Prevenção

A SMS lembra que as medidas de prevenção à gripe são as mesmas que as de prevenção à covid-19: usar máscara, manter as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool em gel, abrir janelas e portas em ambientes fechados para garantir a circulação do ar. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.