Faixa exclusiva para ônibus da Mário Tourinho terá fiscalização eletrônica

Além do limite de velocidade de 50 km/h, a Rua General Mário Tourinho, em Curitiba, passa a contar com radar que vai fiscalizar o uso indevido da faixa exclusiva para ônibus. O equipamento, já instalado e devidamente sinalizado nas proximidades do número 949, no bairro Campina do Siqueira, será ativado na sexta-feira (1º). 

Foto: Valdecir Galor/SMCS (arquivo)

A faixa de circulação exclusiva para o transporte coletivo tem o objetivo de diminuir o tempo de deslocamento dos passageiros. Na Mário Tourinho, a faixa exclusiva começa no cruzamento com a Avenida Vicente Machado e segue até o Terminal Campina do Siqueira, na Rua Padre Anchieta. 

Outro ponto da cidade que já conta com fiscalização eletrônica da faixa exclusiva é na Rua Marechal Deodoro, no cruzamento com a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

O uso incorreto da faixa exclusiva é infração de natureza gravíssima. Acarreta multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme o artigo 184, III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

No mesmo dia, começa a funcionar a fiscalização eletrônica de velocidade em dois novos pontos da Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no bairro Mossunguê. O primeiro deles está localizado próximo ao número 2.557 (perto do cruzamento com a Rua Francisco Juglair). Já o segundo radar fica nos arredores do número 2.795, próximo à esquina com a Rua Luíza Mazetto Baggio. Pela via, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.

Sinalização visível com placas e pintura

Assim como todos os demais pontos de fiscalização eletrônica na cidade, os equipamentos que começam a fiscalizar nesta semana estão devidamente sinalizados, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Há placas e semipórticos indicando a velocidade máxima permitida, além de legendas no pavimento (no mínimo 100 metros antes do radar).

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.