No primeiro final de semana de julho, dias 1° e 2 de julho, acontece a Festa Julina Árabe em Curitiba. O evento acontece Igreja Ortodoxa Antioquina de São Jorge, no bairro Mercês, a partir das 12h.
Para a realização do evento, mais de 100 pessoas começaram os preparativos para receber os convidados. São mais de 200 kg de trigo para quibe, 500 kg de carne e outros 300 kg de frango para preparar as comidas árabes oferecidas na festa.
“Esse ano também vamos oferecer o sanduíche de falafel vegano. No molho do sanduíche não vai ter molho de iogurte para também atender esse público da melhor maneira possível”,
comenta o Padre Saaman Nasri.
Além de mais de cinco mil doces árabes, haverá também a venda de mais 60 kg de bolo de São Jorge. Outra novidade será a esfirra de queijo.
Antes do começo da festa, no domingo, 10h30, há uma missa em que o Padre explica em português toda arquitetura da Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge. Parte da liturgia é realizada em árabe. A construção é uma das principais representações da arquitetura bizantina em Curitiba.
O evento permite experimentar a convivência hamoniosa entre brasileiros e árabes de diferentes religiões. Segundo o Padre, mesmo entre os árabes há diferenças, mas todo mundo se respeita.
Veja também:
- Feirão de emprego acontece nesta quinta (29) em Curitiba
- Histórico escolar de colégios municipais de Curitiba poderá ser solicitado online
A expectativa da organização é de receber mais de 10 mil pessoas durante todo o fim de semana. A comunidade da Igreja é formada por árabes de vários países. A maioria tem origem síria e libanesa, mas também há jordanianos, palestinos e pessoas com as mais diversas ascendências. Muitos brasileiros também fazem parte da comunidade da Igreja Ortodoxa.
Serviço:
Festa Julina Árabe em Curitiba
- Dias: 1º e 2 de julho;
- Horários: a partir do meio-dia (12h);
- Local: Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge – Rua Brigadeiro Franco, 375, Mercês;