Festival de psychobilly começa nesta quinta em Curitiba; veja programação

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Após dois anos, a cena musical underground de Curitiba volta a ferver com o tradicional Psycho Carnival. O festival de psychobilly, que também foi cancelado em razão das restrições sanitárias da Covid-19, será realizado de quinta (16) a segunda-feira (20).

Foto: Pri Oliveira

Serão 39 atrações no palco principal, o Jokers Pub, e em outros espaços no Centro da cidade, entre eles o TUC (Teatro Universitário de Curitiba). 

O line up do evento conta com atrações de seis países diferentes. Entre os destaques nacionais, estão o tradicional punk rock da banda gaúcha Os Replicantes e dos curitibanos do No Milk Today, além do grupo paulista Kães Vadius (um dos precursores do psychobilly brasileiro).

Entre as oito bandas internacionais que farão partes do festival estão Disturbance (Países Baixos), Damage Done by Worms (Alemanha) e 13 Bats (Espanha).

Veja também:

A edição de 2023 é inteiramente dedicada ao baixista do trio curitibano Os Catalépticos, Gus Tomb, que faleceu em 2021, e contará com várias homenagens ao lendário músico paranaense que influenciou instrumentistas de todo o mundo.

Além dos shows da programação oficial do Psycho Carnival no Jokers Pub, o festival também terá eventos paralelos nos bares Lado B, Janaíno Vegan, Cão Velho e no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), onde a entrada é gratuita.

Nos eixos da retomada

A edição promete ser um grande reencontro entre bandas e fãs.

“O Psycho Carnival é muito importante para marcar a retomada cultural que está acontecendo no Brasil e uma das principais características dos festivais de psychobilly é o encontro dos integrantes da cena. É o momento no qual as pessoas se deslocam até de outros países para se reunirem”, diz um dos organizadores do festival, o músico e produtor Vlad Urban.

Nesta edição, o evento conta com a presença da banda alemã Pisscharge, formada na cidade de Hannover. A vocalista do grupo é a curitibana Kassandra Speltri, que está vindo ao Brasil por meio de um projeto cultural do Goethe-Institut de Munique. 

Shows e oficinas gratuitas no TUC

Para democratizar o evento e o acesso das pessoas aos shows, a edição do Psycho Carnival de 2023 oferece apresentações gratuitas no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), espaço da Fundação Cultural de Curitiba que fica na Galeria Júlio Moreira, no São Francisco.

As apresentações no TUC acontecem no domingo (19) com as seguintes bandas:

  • 14h – Kráppulas (Curitiba);
  • 13h – Cigarras (Curitiba);
  • 12h – Big Bull & His Selfish Band (Uberlândia);
  • 11h – DJ Fabio Zanetti.

A programação paralela do Psycho Carnival contará com um workshop ministrado pelo produtor visual e fotógrafo Cleiner Micceno, presidente da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, produtor, diretor, roteirista, fotógrafo e documentarista audiovisual. A oficina acontecerá no sábado (18) e na segunda-feira (20), a partir das 10h, no TUC.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.