Fiéis lotam as ruas de Curitiba na volta da procissão de Corpus Christi

Milhares de fiéis foram às ruas de Curitiba na tarde desta quinta-feira (16) para participarem da procissão de Corpus Christi. O evento religioso acontece depois de dois anos suspenso por causa da pandemia de covid-19, e o retorno emocionou as pessoas que acompanharam os mais de 2 quilômetros de tapetes confeccionados no centro da capital. A estimativa é que 128 mil fiéis tenham participado da caminhada.

Organizada pela Arquidiocese de Curitiba, a festa é especial para o calendário religioso, reúne todas as paróquias da cidade na celebração dedicada à Eucaristia, o sacramento que simboliza o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

A procissão é sempre realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Desde 2005, a procissão curitibana acontece na Avenida Cândido de Abreu.

Procissão de Corpus Christi

Após a missa celebrada na Catedral Basílica por dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano, o Santíssimo Sacramento foi levado em procissão por aproximadamente 2 km sobre o tapete colorido de serragens produzido pelos fiéis da cidade. Este foi um dos momentos mais especiais da procissão, onde o Corpo de Cristo sai das igrejas e vai ao encontro de todos nas ruas.

Depois da procissão, os participantes seguiram para um show do padre Reginaldo Manzotti, do Ministério Evangelizar é Preciso, na Praça Nossa Senhora de Salette.

Tapetes

As primeiras movimentações no bairro Centro Cívico, começaram logo cedo por volta das 8h com a confecção dos tapetes que são uma manifestação da criatividade e dinamicidade das paróquias e comunidades. Os desenhos e frases estampados nas ruas foram feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas.