Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraude à licitação em prejuízo ao Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa), em Curitiba. As equipes estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17).
A operação, que conta com apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP), apura o crime ocorrido em 2021, que tinha como objetivo a vantagem da utilização de áreas públicas na unidade atacadista em Curitiba.
As investigações apontam uma possível violação na competitividade do certame. Existia a participação de quatro licitantes, que eram do mesmo grupo familiar e econômico.
Veja também:
- Novo pedágio no Paraná: lote 1 terá 156 km de duplicação da BR-277
- Baleia-franca e filhote são avistados em Pontal do Paraná; vídeo
A família teria simulado uma falsa competição entre si, com propósito de garantir a contratação e prejudicando concorrência entre os licitantes.
Os investigados podem ser indiciados pela prática de crime de frustração do caráter competitivo de licitação, com pena de reclusão de quatro a oito anos e multa; associação criminosa, com pena de reclusão de um a três anos; e crime contra a ordem econômica, com pena de reclusão de dois a cinco anos.