Governo promove curso de Automação Industrial para jovens na Cidade Industrial de Curitiba

Trinta e dois jovens em situação de vulnerabilidade da Cidade Industrial de Curitiba começam nesta terça-feira (14) a escrever uma nova história. Eles iniciam as aulas do Curso de Automação Industrial – Princípios da automação industrial, mais uma ação do projeto Carretas do Conhecimento, do Governo do Estado.

Foto: SEJUF-PARANÁ

O projeto é promovido pela Secretaria da Justiça Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com o Grupo Volkswagen, Fundação Volkswagen e Senai. Agrupados em duas turmas de 16, esses alunos farão aulas nos períodos da manhã e da tarde. A carga total é de 80 horas/aula.

De acordo com Rogério Carboni, secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, o investimento que o Governo do Paraná faz em programas de qualificação profissional possibilita melhorar os índices de empregabilidade, que já têm sido muito bons. “Somos o estado que mais realiza intermediação de mão de obra em diálogo com o setor produtivo e o quarto no ranking de geração de empregos. É a marca do governo Carlos Massa Ratinho Junior”, afirmou.

Com duração de 30 dias de aulas, esta nova capacitação é totalmente voltada para a tendência da indústria 4.0, conforme destacou Everson Buch, coordenador de Ações Móveis do Senai-PR.

“O curso vai dar as condições ideais para o aluno entrar em qualquer indústria que tenha o mínimo de automação, permitindo que ele venha a atuar como assistente na área de manutenção, como auxiliar, e até mesmo na operação de sistemas automatizados”, explicou. “Trata-se, portanto, de um curso introdutório para que o aluno que não tenha experiência possa iniciar nesta área da automação industrial”.

Projeto

As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura para promover formação profissional e geração de emprego.

Desde 2019, o programa já ofereceu mais de 8 mil vagas no Paraná. Neste ano estão previstos investimentos de R$ 2 milhões, com a oferta de 2.292 vagas, distribuídas em 126 turmas, em 55 cidades do Paraná. As inscrições são feitas nas Agências do Trabalhador. Mais informações AQUI.

As informações são da AEN.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.