Guarda Municipal de Curitiba recebe primeiro lote de câmeras corporais

A Guarda Municipal (GM) de Curitiba passará a usar câmeras corporais (body cams) nos uniformes da corporação, e outras instaladas nas viaturas, para aumentar a segurança nos procedimentos e abordagens, além de transparência das ações. As primeiras câmeras foram entregues na tarde desta segunda-feira (11), em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Durante o evento, a guarda municipal Leila Valerius fez uma demonstração do uso do equipamento individual desde o reconhecimento facial, necessário para habilitar o uso. A câmera foi acoplada ao colete da servidora e as imagens geradas foram transmitidas no telão em tempo real.

O secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, diz que o uso das tecnologias potencializa o esforço empregado pelas equipes.

“Todos os departamentos de polícia e agências de segurança que enveredaram pelo uso das body cams tiveram como resultado a intervenção policial diminuída, a validação dos atos de seus agentes de segurança, a produção de prova para a fase inquiritorial e depois a fase processual, e a afirmação de seus valores organizacionais”, diz ele.

Segundo ele, o uso desses equipamentos ainda traz mais transparência e segurança para todos.

As 50 primeiras câmeras integram o conjunto de 515 equipamentos de alta tecnologia destinados ao uso no uniforme. Também serão instaladas 160 câmeras nos carros da Guarda Municipal.

Quando todos os 675 equipamentos estiverem em funcionamento, eles estarão integrados ao Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, programa da Prefeitura que alia policiamento e tecnologia da informação para tornar a cidade mais segura 24 horas. A expectativa é que o sistema esteja integralmente em funcionamento até 30 de outubro.

O contrato de prestação de serviço terá custo mensal de R$ 791 mil, o que compreende a aquisição, manutenção, substituição dos equipamentos sempre que necessário, licenças necessárias e sua atualização, dentre outros equipamentos acessórios, essenciais ao funcionamento das câmeras de forma integrada.

Nos próximos dias começam os treinamentos para a operação e logística com o efetivo que vai utilizar o recurso em suas atividades diárias. Aos poucos, à medida que os equipamentos estiverem disponíveis, a infraestrutura implantada e integrada ao Centro de Controle Operacional e os guardas treinados, as câmeras começarão a ser usadas.

A primeira equipe a utilizar será a do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO) que atua na região central da cidade.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.