Dois homens foram presos em flagrante pela Guarda Municipal de Curitiba no fim da noite deste domingo (15), suspeitos de furtar cabos de fiação na Rua Luciano Piuzzi, no Pinheirinho. A dupla foi flagrada após a GM receber uma denúncia pelo telefone 153.
No local, os GMs encontraram um dos homens dentro de um bueiro cortando cabos subterrâneos e o outro com parte da fiação já cortada. Na abordagem foram localizados ainda quatro facas, uma chave de boca e um ferro usado para puxar os fios.
Veja também:
- Duas estações-tubo de Curitiba são desativadas para obras; veja quais
- Alunos da rede estadual do Paraná representam quase 40% dos aprovados na UFPR
Os dois homens foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Furto de fiação em Curitiba
Em 2022, a Guarda Municipal registrou 832 ocorrências de furto a fiação na capital, envolvendo cabos de telefonia, de fibra óptica, de fiação elétrica e cabos de semáforos. Uma das ações para coibir esse tipo de ocorrência foi a Operação Retináculo, que contou com dez etapas no ano passado, uma em cada regional da cidade.
A Operação Retináculo tem como objetivo coibir o crime de receptação de materiais furtados que são patrimônio da Prefeitura de Curitiba, entre eles, fiação elétrica e cabos de comunicação. Na ação, estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis (sucata e ferro-velho) são fiscalizados.
Quatro homens e uma mulher já foram presos pelo crime de receptação durante as vistorias.
Ligue 153
Para colaborar com a prevenção deste tipo de crime, o cidadão pode fazer a denúncia ao telefone de emergência 153 da Guarda Municipal, que atende 24 horas por dia.
A ligação é atendida no Centro de Operações da Guarda Municipal, a partir do qual é feito o despacho de uma viatura operacional mais próxima do local indicado, para averiguações e possíveis abordagens a suspeitos.
Informações da Prefeitura de Curitiba