Guarda Municipal realiza mais de 80 flagrantes de furtos e danos ao patrimônio público

Os flagrantes da Guarda Municipal relacionados a ocorrências de furto e dano causados ao patrimônio público chegaram a 84 registros, desde o início do ano. Entre os casos mais recentes, registrados nos últimos dois dias, estão a retirada de uma floreira, no bairro Jardim Botânico, e de tampa de bueiro, no Alto Boqueirão.

Furto de tampa de bueiro é coibido no Alto Boqueirão. Foto: Divulgação

De janeiro a maio, foram 82 prisões de suspeitos de furto ou dano contra o patrimônio público, além da apreensão de dois adolescentes. Furtos somaram 45 prisões. Já os crimes de dano, que incluem arrombamento, pichação e vandalismo, referem-se a 37 casos: 35 prisões e duas apreensões.

“Pela cidade toda, nossas equipes de guardas municipais estão atentas a atividades suspeitas para reprimir o crime. Também contamos com o apoio da população, que pode fazer denúncias e pedir apoio em situações de emergência pelo telefone 153”, orienta o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Tampa de bueiro

Exemplo desse apoio do cidadão via Centro de Operações da Guarda Municipal ocorreu na tarde desta quarta-feira (26/5), no bairro Alto Boqueirão. Após denúncia de furto de tampa de bueiro, seis adolescentes foram abordados por uma equipe do Patrulhamento de Proximidade Ostensivo (PPO) do núcleo regional da GM no Boqueirão. 

A tampa do bueiro estava na mochila de um deles, de 17 anos, que foi levado à Delegacia do Adolescente e responderá pelo ato infracional de furto. Os demais foram liberados. Os seis envolvidos cumprem medida socioeducativa.

Furto de tampa de bueiro é coibido no Alto Boqueirão. Foto: Divulgação
Floreira

Já no fim da noite de terça-feira (25/5), guardas do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO) em patrulhamento pela Rua Dario Lopes dos Santos, no bairro Jardim Botânico, viram um homem puxando um carrinho de material reciclável com uma floreira amarrada. O homem, de 34 anos, confessou ter retirado a estrutura que estava instalada em frente a um colégio particular na Rua do Herval. 

Guardas flagram retirada de floreira, no Jardim Botânico. Foto: Divulgação
Motocicleta recuperada

Ainda na tarde da quarta, dois adolescentes foram apreendidos, em patrulhamento realizado pelo PPO do Boqueirão na Rua Wilson Dacheux Pereira (Alto Boqueirão), após serem flagrados dirigindo uma moto com alerta de furto. Os dois, de 15 e de 16 anos, cumpriam medida socioeducativa e foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente.

Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.