Influência para Kurt Cobain e Jack White, Os Mutantes trazem show especial a Curitiba

A influência do Os Mutantes é inegável e ampla. A abordagem única do grupo ultrapassou fronteiras desde a década de 1960, e até hoje reverbera na música criada mundo afora. A banda foi citada inúmeras vezes como referência musical, por sua inventividade revolucionária, por artistas importantes, como Kurt Cobain (Nirvana), Flea (Red Hot Chilli Peppers), David Byrne, Devendra Banhart e Sean Lennon (filho de John Lennon). O cantor Beck gravou o single “Tropicália”, e a banda britânica The Bees fez uma versão de “A Minha Menina”.

Outro monstro sagrado da música internacional que venera Os Mutantes é Jack White. Tempos atrás, o ex-líder do The White Stripes e hoje artista solo, White mostrou que realmente é apaixonado pela música do grupo brasileiro, ao declarar que não fica mais de um mês sem ouvir um disco do Os Mutantes: “Eles fazem uma coisa global. Não entendo português, mas amo o jeito que cantam. Parece que o Velvet Underground e os Beatles foram tirar férias no Brasil e gravaram vários discos juntos. É uma banda com um som lindo”.

Não ficou por aí. Há poucos dias, Jack White se apresentou no festival Popload, em São Paulo, e o cara aproveitou para ver Sérgio Dias em pessoa. O encontro de gigantes resultou em uma foto no Instagram do músico americano: “Jack ficou incrivelmente honrado em conhecer um dos músicos mais importantes da história da música sul-americana, Sérgio Dias, do grupo brasileiro Os Mutantes”, diz a legenda da publicação.

Show em Curitiba

O público de Curitiba tem uma oportunidade única de ver ao vivo o legado musical brasileiro que mudou o mundo da música. Os Mutantes realiza show no Teatro Up Experience, localizado no campus da Universidade Positivo. Ingressos estão à venda por valores a partir de R$ 70, mais eventuais taxas. A apresentação acontece no dia 23 de outubro, domingo.

Fundado em 1966, o grupo Os Mutantes se tornou um dos mais importantes e influentes nomes da história da música brasileira. Curitiba terá a oportunidade de celebrar clássicos atemporais como “Balada do Louco”, “Bat Macumba” e “Panis et Circensis”, “Tecnicolor”, “Cantor de Mambo” e “Cidadão da Terra”, entre muitos outros. A banda também apresentará faixas do mais recente trabalho de estúdio, ZZYZX.

Além de apresentações pelo Brasil este ano, Os Mutantes segue para uma turnê nos Estados Unidos e Canadá, entre outubro e novembro, com 20 shows confirmados.

A atual turnê do Os Mutantes é uma oportunidade de celebrar um legado de valor incalculável para a música, cantando músicas clássicas e podendo assimilar as músicas do último disco. Curitiba é uma das cidades que poderá presenciar este momento único.

A abertura da apresentação fica por conta do Black Maria, com quase três décadas de uma sólida carreira no cenário da música autoral paranaense, trazendo em seu repertório parcerias musicais com Paulo Leminski, Alice Ruiz e Ivo Rodrigues. Lançaram quatro CDs e um DVD e realizaram shows em diversas cidades e festivais brasileiros e internacionais, em países como Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Argentina e Paraguai.

Os Mutantes em Curitiba

Abertura: Black Maria

Data: 23 de outubro de 2022 (domingo)

Local: Teatro Up Experience

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – 2º andar

Classificação etária: 16 anos

Horário: 19h30 (portões) – 21h (show)

Ingressos: a partir de R$ 70, de acordo com o setorVenda: https://www.diskingressos.com.br/evento/3900/23-10-2022/pr/curitiba/os-mutantes