Lei de educação sobre diabetes nas escolas é sancionada em Curitiba

Está sancionada a Lei nº 16083 que institui o Programa “ABC Diabetes” nas escolas das redes pública e privada de Curitiba. A divulgação será realizada sempre em novembro, em alusão ao mês do Diabetes, para orientar de forma educativa alunos, pais, familiares e profissionais da educação sobre os sintomas e cuidados referentes à doença em crianças e adolescentes, fornecendo informações e sugestões de como melhorar o tratamento.

Foto: Divulgação/Secretaria da Educação/PR

A iniciativa é do vereador Alexandre Leprevost. “A educação começa nas escolas, o ambiente escolar é uma rede de apoio para as famílias e também um instrumento de inclusão dos estudantes com diabetes. A doença é cada vez mais comum nesse público e pode ser controlada de maneira rápida e eficiente, desde que exista uma orientação adequada”.

O projeto foi idealizado em parceria com especialistas da área e em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Saúde.

Material Didático sobre diabetes já foi traduzido para 18 idiomas

As ações nas escolas serão ministradas por meio da divulgação de material didático impresso ou digital do Projeto KIDS, da Federação Internacional de Diabetes, em consonância com o currículo do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação. O material, conhecido como “Pacote Educativo para Informar sobre Diabetes nas Escolas”, já foi traduzido para 18 idiomas e no Brasil está aprovado pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Pediatria.

O diabetes está entre as 10 principais causas de morte no mundo, com quase metade ocorrendo em pessoas com menos de 60 anos, segundo dados da Federação Internacional.

A Lei foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca no dia 1º de novembro e entra em vigor 60 dias após a publicação.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.