Livro sobre significado cultural da comida é lançado neste mês em Curitiba

Evento contará com distribuição gratuita de exemplares, lançamento de site e sessão de autógrafos

Na próxima quarta-feira (19), às 19 horas, no Ave Lola Espaço de Criação, em Curitiba acontece o lançamento da segunda edição do livro “Comida de Afeto – lembranças embaladas para viagem”.

livro significado cultural comida
Foto: Lucas Amorim

O evento contará com a presença das autoras, Elza Forte da Silva Carneiro e Luciana Patrícia de Morais, com a distribuição gratuita da publicação e com o lançamento do site do projeto. A entrada é gratuita para todos os públicos.

Comida de Afeto” é um convite a explorar, via relatos, o significado cultural da comida. Com um olhar histórico-antropológico, o livro é um apanhado de falas que apontam a cozinha como espaço para construir narrativas de vida.

As conversas entre as autoras e os personagens que compõem a obra, realizadas em 2015, tomaram como estação e ponto de partida o Hospital Pequeno Príncipe, instituição beneficiada pelo projeto. Entre os entrevistados estão os pacientes e suas famílias, colaboradores da instituição e, também, quatro reconhecidos chefs de cozinha, parceiros da instituição filantrópica em ações de sensibilização da sociedade à causa da saúde infantojuvenil: Claude Troisgros, Kátia Barbosa, Laurent Suaudeau e Rodrigo Oliveira.

“Existem muitas formas de experimentar o mundo. Para muita gente, não há nada melhor que o cheiro de café sendo coado. Cheiro misturado com sabor! Tão poderoso, que pode até fazer voltar no tempo. Todo mundo sabe que a comida é muito importante para a saúde. Saco vazio não pára em pé. Quem nunca ouviu isso? Mas a comida, além de alimentar, também pode aquecer o coração. Ao longo dos anos guardamos, em diferentes caixinhas de sentimentos, o gosto das coisas. Cada estação da vida pode ter um cheiro, um som, uma textura. Os sentidos são também meios de transporte que permitem, às vezes, viver de novo as coisas mais simples. Comida é sentimento também. Faz lembrar da nossa casa, de onde viemos, o que vivemos, quem somos” (trecho da obra).

A primeira edição do livro, acompanhada por um documentário, foi lançada em 2016 e rapidamente se esgotou.

Livro também vai ser disponibilizado em versão digital

Além do lançamento do livro, o projeto oferece, como contrapartida social, a série “Muito Mais que Comida”, que promove a reflexão e o debate sobre as articulações possíveis entre as temáticas da comida, cultura, literatura e afetividade e seus usos possíveis em sala de aula. Voltada e direcionada para educadores da rede pública de ensino, a série de 2 episódios também será disponibilizada para o público em geral interessado, no site do projeto.

Também no site, que será lançado junto com o livro, estarão disponíveis a versão digital do livro e audiodescrição, além do documentário realizado para a primeira edição e algumas pílulas extras de vídeo.

Toda a distribuição da obra será gratuita e, como instituição beneficiada, o Hospital Pequeno Príncipe receberá parte dos exemplares para direcionar aos pacientes e seus familiares. Escolas e bibliotecas públicas também receberão os livros. Já para o público em geral, o lançamento será a oportunidade para receber a edição física.

SERVIÇO

Segunda edição de “Comida de Afeto – lembranças embaladas para viagem”

Dia 19 de abril (quarta-feira), 19h

Ave Lola Espaço de Criação – (Rua Marechal Deodoro, 1227 Curitiba)

Evento gratuito e aberto à comunidade

Acesse o site para versão digital, audiodescrição e materiais complementares, a partir de 19 de abril:

www.comidadeafeto.com.br

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.