Livro traz curiosidades e das borboletas do Jardim Botânico de Curitiba

Muito além da flora exuberante, seja no bosque nativo ou nas coleções cuidadosamente escolhidas e mantidas pela equipe, o Jardim Botânico de Curitiba guarda algumas surpresas também em sua fauna. Um olhar mais atento vai perceber o colorido das borboletas, responsáveis não apenas por garantir beleza, mas também por polinizar as plantas. 

Agora, elas podem ser vistas em um ebook, que traz imagens e os resultados das pesquisas da bióloga da Prefeitura de Curitiba responsável pelos estudos sobre os animais no local, Maristela Zamoner, autora da obra. São mais de seis mil registros de 373 espécies de borboletas registradas na unidade de conservação.

Para a autora, além de facilitar o acesso às informações e imagens, o livro dissemina conhecimento sobre a importância das borboletas para a biodiversidade. “Elas também são bioindicadores. Quando as acompanhamos, conseguimos obter informações sobre as condições do seu ambiente”, conta.

Entre os conteúdos da obra, está uma das recentes descobertas da equipe, que foi uma espécie rara de maracujá, feita graças à presença de uma borboleta Agraulis vanillae maculosa.

Cada ficha apresenta a espécie da borboleta, uma imagem, suas curiosidades e sua classificação quanto à raridade.   

Para conferir o ebook Jardim Botânico de Curitiba: Borboletas entre neste link.  

Informações da Prefeitura de Curitiba