As novas lombadas eletrônicas em Curitiba devem começar a funcionar no primeiro semestre deste ano. Serão 37 equipamentos em novos pontos da capital, que vão permitir a velocidade de até 40 km/h.
De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), as instalações devem começar nas próximas semanas. Ao todo, estão previstos 75 equipamentos. Até dezembro do ano passado, foram colocadas 38 lombadas eletrônicas.
Segundo a Setran, os novos equipamentos são mais modernos do que os que já estavam em uso, além de ter maior grau precisão e tem manutenção fácil.
O objetivo é reduzir a velocidade em um ponto específico da via. Por isso, os equipamentos estão sendo instalados próximos aos polos geradores de tráfego em que há travessias de pedestres, como escolas municipais, centros de educação infantil, postos de saúde, entre outros.
Conforme a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, existem diferenças entre as funções da lombada e do radar eletrônico. “O radar eletrônico é um equipamento de fiscalização que tem por objetivo controlar a velocidade para que os condutores respeitem o limite ao longo do trajeto. Já a lombada objetiva a redução naquele determinado ponto que apresenta maior vulnerabilidade”, explica.
Novas lombadas eletrônicas em Curitiba
Do total de 75 locais previstos, 38 deles já tinham lombadas eletrônicas que precisaram ser retiradas para a instalação de equipamentos mais modernos.
De acordo com ela, 37 novos pontos da cidade receberão o equipamento. “Fizemos estudos de acordo com o fluxo de veículos e índices de acidentabilidade, além disso, avaliamos diversos pedidos da população pelo portal 156, como também demandas encaminhadas pela câmara de vereadores”, explicou a superintendente.