Cachorros resgatados na maior operação em Curitiba são vacinados

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

A Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, promoveu nesta quinta-feira (9) uma grande ação clínica no imóvel da Rua Mateus Leme onde uma operação conjunta com a Polícia Civil fez o resgate de quase 300 cães. A ação, que ocorreu em janeiro, foi o maior resgate de cachorros na capital.

Foto: Hully Paiva/SMCS

Foram aplicadas vacinas múltipla e antirrábica e vermífugos, além de realizados exames clínicos básicos para avaliação das condições dos animais. Atualmente, ainda são cerca de 160 cães no local, que está sob gestão do Instituto Fica Comigo, parceiro da Rede de Proteção e fiel depositário dos animais resgatados. O município já fez a castração de 86 deles.

De acordo com a veterinária da Rede, Claudia Terzian, já é possível verificar melhorias no comportamento dos cães, com o trabalho conjunto que vem sendo realizado.

“A diminuição do estresse com a redução da quantidade de animais no local é visível, eles já apresentam menos comportamentos estereotipados, como rodar, se mutilar e bater nas paredes”, conta Claudia. 

Além da redução do número de animais que vivem no imóvel – 37 já foram doados e 40 estão em lares temporários -, voluntários da ONG fazem a manutenção da limpeza iniciada pelo Departamento de Limpeza Pública durante o resgate, levam os cães para banhos, passeios e promovem brincadeiras para distraí-los,

A alimentação também é fornecida pela Rede de Proteção Animal, por meio do seu Banco de Ração, que precisa de doações. Já foram fornecidas, emergencialmente, dez toneladas de ração. 

Como adotar cachorros resgatados em Curitiba

Interessados em adotar algum dos animais podem ir diretamente ao local. Os voluntários do Instituto Fica Comigo estão disponíveis todos os dias das 9 horas às 18 horas. É necessário levar comprovante de endereço e demonstrar que o local disponível para o animal no novo lar é seguro. Haverá uma entrevista e a assinatura de um termo de adoção responsável. 

A casa fica na Rua Mateus Leme, ao lado na Nichele Materiais de Construção, loja que vem colaborando com a cessão do estacionamento para as visitas e voluntários. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.